O comando gigante para a consola Nintendo Entertainment System (NES) entrou este ano para o Guiness, constando da edição do Book of World Records Gamer's Edition 2012. Mede mais de 3,50 metros de comprimento e pesa cerca 120 quilos - cerca de 30 vezes o tamanho do modelo original.

A criação é da autoria de um grupo de estudantes de engenharia holandeses, Benjamin Allen, Stephen van't Hof e Michel Verhulst, que levaram aproximadamente cinco meses a planear o projeto e cerca de quatro semanas a construir este dispositivo funcional.

Para além de poder ser usado para controlar a tradicional consola de jogos da Nintendo - tarefa para a qual são precisas, pelo menos duas pessoas: uma responsável pelas teclas com direções e outra a cargo dos botões "A e B" - tem uma segunda aplicação.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O comando tem resistência suficiente para que os seus botões permitam que os utilizadores lhes saltem em cima e brinquem com eles, como se fossem trampolins, descreve a imprensa no Reino Unido, onde o equipamento se encontra em exposição temporária, em Londres.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Se calhar em caminho, sabe portanto que pode brincar. Desde que não estrague, acrescentamos nós. Até porque a construção custou cerca de 6 mil dólares, numa iniciativa que visou assinalar o 105º aniversário da associação de estudantes de engenharia elétrica da Universidade de Delft, na Holanda.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes