Em outubro de 2011, a União Internacional das Telecomunicações (ITU na sigla original) estabeleceu como prioridade a atingir até 2015 a redução do preço dos serviços básicos de banda larga fixa em todos os países do mundo, para um nível em que não ultrapassasse os 5% do rendimento médio mensal.

Quantos países já integram o grupo? E quais são os preços da banda larga nas regiões mais pobres do mundo? Estas e outras respostas estão num vídeo "carregado" esta terça-feira para o YouTube pela organização.

Apresentando grandes diferenças, na informação que vai sendo mostrada nas imagens pode ficar saber que o Mónaco é país onde a banda-larga custa menos a pagar, com o preço a representar apenas 0,3% do rendimento médio mensal.

Já em quatro dos países mais pobres da África Subsariana o preço de um acesso de banda larga básico à Internet representa 1.000% do rendimento mensal.

Entre outros "alertas", o filme de perto de três minutos mostra também que 11 das economias que melhor podem suportar o custo da banda larga fixa estão na Europa. Pelo contrário 11 das 15 onde os serviços são mais caros relativamente ao custo de vida situam-se em África.

Fica o vídeo mencionado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé