Depois de apresentar o Project Hazel como um conceito de máscara inteligente durante a CES 2021, a Razer prometeu continuar a trabalhar no projeto para torná-lo numa realidade. Agora batizada de Razer Zephyr, a máscara inteligente foi desenhada para oferecer uma utilização segura, um design socialmente interessante e sustentável.

A tecnológica, conhecida pelos seus periféricos de gaming, diz que a máscara consegue uma eficiência de filtragem BFE (Eficiência de Filtração Bacteriológica) de 99%. Tem ainda a certificação cirúrgica N95, que diz respeito à avaliação da capacidade de a máscara barrar grande parte de partículas que são expelidas pelo utilizador no ar. A empresa explica que a máscara tem uma membrana segura de silicone encostado à face, assim como um revestimento para evitar embaciamento. A máscara tem um sistema ativo de ventilação destacável, que regula a circulação do ar e uma capacidade de filtrar 95% das partículas.

Conta ainda com uma função de auto esterilização através de luz ultravioleta, eliminando bactérias e vírus, através da sua caixa. Esta carrega a bateria da máscara ao mesmo tempo que esteriliza o equipamento.

Veja na galeria algumas fotografias da Razer Zephyr:

Estes ventiladores podem ser trocados e recarregados. A Razer diz que os utilizadores serão notificados atempadamente quando for necessária a manutenção, para que os filtros permaneçam eficazes. O plástico da máscara é transparente para permitir a leitura dos lábios e a exibição de expressões faciais durante conversas. A máscara conta com um sistema de microfone, com amplificador, para que o utilizador projete a sua voz, provavelmente inspirado no sistema de Darth Vader. A empresa chegou mesmo a consultar engenheiros da THX para oferecer a melhor experiência.

Embora não afirme diretamente que a máscara sirva como substituto na prevenção de contágios de COVID-19, a Razer diz que foi construída para um uso diário e social. Os seus materiais baseiam-se em plástico reciclável, são à prova de água e resistentes a riscos. Obviamente que não seria uma máscara da Razer se não permitisse uma personalização de iluminação através do sistema Chroma RGB, oferecendo 16,8 milhões de cores e diversos efeitos especiais.

Através do website oficial, os interessados em experimentar a tecnologia já podem registar-se na beta.