É com uma sessão de Angry Birds online, jogado usando apenas os gestos das mãos e braços para manipular todas as personagens do jogo, que a empresa portuguesa CoVii demonstra um novo sistema de reconhecimento gestual, denominado ViiM SDK, desenvolvido recentemente e que tem lançamento agendado "em breve".


O objetivo desta empresa de Vila Nova de Gaia é disponibilizar aos programadores e designers um leque de ferramentas simplificadas para o desenvolvimento de aplicações interativas baseadas no controlo gestual, usando sensores 3D para assegurar o seu funcionamento, sobretudo em ambientes de PC e através da Internet.


Estas ferramentas serão disponibilizadas num kit base que terá um preço de 100€ por licença, bem como através de vários ViiMUnits, para adicionar funcionalidades mais avançadas.


De acordo com os responsáveis da CoVii, o novo sistema permite criar aplicações em diferentes protocolos gráficos como OpenGL ou DirectX, por exemplo, "usando apenas biblioteca OpenCV", sendo compatível com máquinas baseadas em MacOSX, Linux e Windows, tanto em arquiteturas de 32 bits como de 64 bits.


Para demonstrar a funcionalidade do novo sistema de desenvolvimento, a CoVii criou um vídeo em que utiliza um sensor 3D da Asus, semelhante ao Kinect da Microsoft, com utilizadores a jogar Angry Birds online sem usar o rato.


Eis o resultado:

O jogo Angry Birds já tinha sido usado também pela Samsung para demonstrar o potencial das novas televisões da gama SmartTV


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.