O Robonaut 2, o primeiro robot humanoide incluído numa missão espacial, foi ativado e iniciou a primeira série de experiências desde que foi entregue aos astronautas da Estação Espacial Internacional, anunciaram os responsáveis pelo projeto, num comunicado à imprensa.

Os operadores do R2 na Missão de Controlo da NASA em Houston ativaram os computadores principais do robot, localizados no estômago, e os mais de 30 processadores incorporados nos braços e articulações e a máquina partilhou a experiência online.

"Os eletrões estão bons! Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para os homens de metal", disse na primeira mensagem publicada na sua conta no Twitter - onde, de futuro, irá responder a perguntas dos seguidores.

O robot, desenvolvido através de uma parceria entre a NASA e a General Motors, é o primeiro construído nos Estados Unidos a chegar à Estação e é o primeiro humanoide dentro de uma missão espacial.

O primeiro teste a esta máquina com figura humana durou 2 horas. Os astronautas colocaram o R2 na sua base fixa na Estação e assistiram ao controlo da máquina pelos operadores na Terra, que ligaram os computadores e sensores, as quatro câmaras presentes na cabeça (que servem de olhos ao Robonaut) e a de infravermelhos, que foi colocada na boca para lhe permitir ter perceção da profundidade.

[caption]R2[/caption]

Durante este mês serão feitos os primeiros movimentos, que vão permitir aos engenheiros calibrar e ajustar os sistemas de controlo e sensibilidade do robot, que tal como os astronautas precisa de se habituar à gravidade zero, explicam os responsáveis.

Enquanto aguardamos novidades, vale a pena rever o vídeo que apresenta a missão e a parceria que levaram à criação do R2.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.