Existem recordes do Guiness esquisitos e alguns até que impressionam pelo bizarro das proezas. Mas os recordes do Guiness servem como um lembrete de que os humanos não têm limites e estão constantemente a desafiar-se, para conseguir mais, melhor e nalguns casos, em menos tempo.

E os recordes atribuídos ao robot Kirobo, desenvolvido no Japão, podem não surpreender, mas são justamente uma chamada de atenção para a ambição e evolução tecnológica que tem acontecido nos últimos anos.

O humanoide japonês é agora detentor do recorde de "primeiro robot de companhia presente no espaço" e de "maior altitude para uma conversa entre um robot e um humano, registada a 414,2 Km acima do nível do mar, concretizada na estação espacial internacional", diz uma nota de imprensa da Toyota, uma das empresas que desenvolveram o robot.

O Kirobo esteve 18 meses na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), tendo regressado à Terra no dia 10 de fevereiro deste ano a bordo de uma das missões da SpaceX.

Quando chegou ao Japão, a primeira frase do robot sobre a sua estadia no espaço terá sido "de cima, a Terra brilhava como um LED azul". Já quando chegou ao espaço e durante os primeiros dias da estadia, o humanoide também enviou uma mensagem para a Terra:

O Kirobo é um robot pensado para a interação com os humanos e por isso está apetrechado de tecnologias para este objetivo: reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural, capacidade de produzir discurso, funções de telecomunicações, reconhecimento de gestos e câmara para reconhecimento facial.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico