A apresentação de conceitos para aquelas que poderão vir a ser as propostas mais arrojadas das fabricantes de telemóveis, num futuro mais ou menos distante, parece estar na ordem do dia. Depois da Nokia, é a vez da Samsung. E sentimo-nos tentados a dizer que neste caso, a realidade pode não estar muito longe da ficção.

O conceito agora apresentado, através de um vídeo divulgado pela fabricante coreana, mostra um dispositivo constituído apenas por um ecrã AMOLED, ultrafino, transparente, flexível, e, por isso, desdobrável.

Estas características deverão ter reflexos importantes não só ao nível do espaço disponível para visualização de conteúdos - uma vez que permitem que o equipamento se torne compacto para, por exemplo, ser guardado num bolso -, mas não deixa de assegurar uma dimensão confortável na hora de visualizar os conteúdos.

Outra das mais-valias esperadas é a maior autonomia da bateria, uma vez que um ecrã mais fino gastará menos energia, como explicou a própria fabricante durante o lançamento do Galaxy Nexus, em Lisboa.

À margem da apresentação do novo telemóvel da Google, o responsável pela área de marketing da empresa em Portugal revelou que o aumento da longevidade da bateria dos equipamentos faz parte da estratégia da fabricante para o próximo ano.

Reduzir a espessura dos ecrãs é uma das formas pelas quais a marca espera consegui-lo, estando, por exemplo, assegurada uma parceria com a investigadora portuguesa Elvira Fortunato para criação de um ecrã muito mais fino.

Enquanto a ideia ainda não passa disso mesmo, vale a pena ver o vídeo que espelha aquilo que os engenheiros da Samsung terão em mente…

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico