Um novo veículo elétrico chega hoje a Portugal após uma campanha bem sucedida de crowdfunding. O objetivo, diz a empresa, é garantir uma alternativa de transporte com 0% de emissões poluentes, mas 100% divertido.

À primeira vista, a Scrooser faz lembrar uma trotinete mais "musculada" que ainda repesca algumas características estéticas das populares Harley Davidson, como o guiador, o pára lamas ou os pneus robustos. Mas não a confunda com uma. Esta scooter foi concebida para permitir uma utilização semelhante à de uma trotinete, onde os impulsos dados pelos pés ativam o sistema original de "impulse drive" que permite ao motor elétrico funcionar em sintonia com o condutor e ampliar a força gerada pelos membros inferiores.

Se preferir uma utilização mais automatizada, a Scrooser também disponibiliza um comando de aceleração no punho esquerdo e que é capaz de levar o veículo até uma velocidade máxima de 25 Km/h. Está habilitado a circular na estrada sem qualquer licença especial ou carta de condução e os componentes de comunicação e vigília para as faixas de rodagem também vêm integrados de raíz, como a iluminação e o espelho retrovisor.

A autonomia chega aos 55 Km num carregamento e duas horas de eletricidade chegam para retomar 80% da bateria. Por outro lado, um carregamento completo, pode demorar até quatro horas.

Na segurança, a empresa destaca os dois travões de disco embutidos na frente e na traseira do veículo e três sistemas independentes que funcionam para evitar roubos.

A Scrooser é um produto alemão e chega a Portugal em duas variantes que correspondem a níveis de acabamento mais ou menos sofisticados. Os preços não são revelados em comunicado, mas durante a campanha que decorreu no Kickstarter, 500 dólares era o preço mínimo exigido para ter acesso a uma.