Investigadores do Laboratório de Segurança e Criptografia de Lausanne, na Suiça, descobriram que é possível identificar as palavras digitadas num teclado com fios, colocado a até 20 metros de distância, utilizando apenas uma antena que detecte radiações electromagnéticas.

Martin Vuagnoux e Sylvain Pasini, autores da análise, descobriram que ao analisar as variações electromagnéticas produzidas pelo clicar de cada tecla é possível identificar com exactidão a mensagem escrita e em tempo real.

No âmbito da análise foram testados quatro tipos de ataques a 11 teclados diferentes e apurou-se que todos são vulneráveis a pelo menos um dos ataques efectuados, com ou sem paredes ou outros obstáculos entre a antena e o teclado.

Os investigadores alertam os utilizadores deste tipo de periféricos, com ou sem fios, para os perigos que podem resultar da sua utilização quando acedem a sites bancários ou outros que envolvem a introdução de informação confidencial.

Durante a investigação foram feitos dois vídeos onde são mostrados os ataques elaborados pelos autores do estudo. O TeK mostra-lhe agora os primeiros passos da investigação.

Nota de Redacção:
A notícia foi corrigida. Por lapso foi referido inicialmente no texto que os teclados utilizados nos testes eram wireless quando, na realidade, eram dispositivos com fios. Contudo no alerta emitido pelos investigadores, em nota à imprensa, eram mencionados os perigos que os teclados podem suscitar, qeur nas versões com fios quer sem fios.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.