
Investigadores do Laboratório de Segurança e Criptografia de Lausanne, na Suiça, descobriram que é possível identificar as palavras digitadas num teclado com fios, colocado a até 20 metros de distância, utilizando apenas uma antena que detecte radiações electromagnéticas.
Martin Vuagnoux e Sylvain Pasini, autores da análise, descobriram que ao analisar as variações electromagnéticas produzidas pelo clicar de cada tecla é possível identificar com exactidão a mensagem escrita e em tempo real.
No âmbito da análise foram testados quatro tipos de ataques a 11 teclados diferentes e apurou-se que todos são vulneráveis a pelo menos um dos ataques efectuados, com ou sem paredes ou outros obstáculos entre a antena e o teclado.
Os investigadores alertam os utilizadores deste tipo de periféricos, com ou sem fios, para os perigos que podem resultar da sua utilização quando acedem a sites bancários ou outros que envolvem a introdução de informação confidencial.
Durante a investigação foram feitos dois vídeos onde são mostrados os ataques elaborados pelos autores do estudo. O TeK mostra-lhe agora os primeiros passos da investigação.
Nota de Redacção:
A notícia foi corrigida. Por lapso foi referido inicialmente no texto que os teclados utilizados nos testes eram wireless quando, na realidade, eram dispositivos com fios. Contudo no alerta emitido pelos investigadores, em nota à imprensa, eram mencionados os perigos que os teclados podem suscitar, qeur nas versões com fios quer sem fios.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dune: Awakening é o jogo de sobrevivência com ADN português -
App do dia
Pit Cat põe a sua mente (e pontaria) à prova com 100 níveis cheios de desafios -
Site do dia
GraphFast é uma plataforma minimalista e gratuita para quem precisa de criar gráficos apelativos -
How to TEK
Como ligar o mostrador de velocidade do automóvel na app do Google Maps em Android Auto
Comentários