A Runtastic é uma das empresas mais conhecidas na área das aplicações móveis de desporto – seja no campo do running ou simplesmente para a definição dos abdominais. Mas agora é preciso olhar para novas áreas de negócio e a realidade virtual parece ser uma boa alternativa.



A empresa está a preprar um programa de exercício de sete minutos para os Oculus Rift, o equipamento de realidade virtual do Facebook. Apesar de transportar o utilizador para um ginásio virtual – ou uma praia -, com um assistente virtual, na realidade o utilizador apenas poderá usufruir de um ambiente mais imersivo.



Os exercício serão os mesmos caso fizesse o 7-min workout tal como os faz atualmente. Mas alguns componentes extra podem ser adicionados – por exemplo, se o utilizador desviar o olhar ligeiramente para a direita, poderá ver a evolução do exercício.





A empresa no futuro pode explorar outras alternativas, como aulas virtuais de spinning, mas aí será necessário que os utilizadores tenham algum do equipamento de ginásio em casa.



No entanto a Runtastic terá ainda de superar alguns desafios como o facto de os Oculus Rift serem pesados e podem causar desiquilibrio durante os exercícios. Outra questão está relacionada com o suor do exercício, que pode tornar a utilização do wearable pouco higiénica.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico