Uma nova tecnologia promete revolucionar a forma como os utilizadores interagem com os computadores, dependendo apenas do movimento dos olhos para desempenhar as tarefas normalmente levadas a cabo com a ajuda de um rato.

O sistema, criado por uma equipa de investigadores do Imperial College de Londres, é composto por duas câmaras que rastreiam o movimento dos olhos do utilizador e por um software que interpreta as coordenadas e procede à ativação das funcionalidades.

Oferecendo vantagens principalmente no caso de pessoas com limitações ao nível da mobilidade, que têm dificuldade em (ou se encontram impossibilitadas de) usar o rato ou teclado, defendem os responsáveis pelo projeto. Doentes com esclerose múltipla, Parkinson, distrofia muscular, lesões na medula ou membros amputados são alguns dos alvos privilegiados da inovação.

A novidade foi apresentada esta semana, no Journal of Neural Engineering, relata o El Mundo, que destaca como outra das características diferenciadoras o baixo custo do sistema. De acordo com o jornal, os óculos equipados com as câmaras necessários à monitorização do olhar têm um custo de 55 euros (25 euros cada câmara, mais 5 euros das armações).

Os cientistas estimam que a tecnologia possa vir a estar disponível dentro de dois ou três anos e para demonstrar a forma como o funciona, os investigadores colocaram seis pessoas a jogar ping-pong num computador, simplesmente com o olhar. Foi também disponibilizado um vídeo, que reproduzimos abaixo.

Nota de redação: Foi corrigida uma informação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.