A Ubi Interactive é uma empresa que em 2012 concebeu um software que consegue transformar qualquer superfície plana num ecrã sensível ao toque. Em poucos meses o projeto está concretizado e destaca-se pelo baixo custo da solução: por 150 dólares, cerca de 112 euros, é possível criar um ecrã virtual nos mais variados locais.

Para funcionar o programa precisa de um projetor e de um Kinect para Windows. Quem não tem nenhum dos dois equipamentos precisa de somar o valor dos mesmos ao custo final do investimento. Mas em escolas, universidades e empresas, locais onde por vezes já existem os dispositivos acessórios, a implementação do software pode ser uma mais valia.

[caption]Ubi Interactive[/caption]

[caption]Ubi Interactive[/caption]

Em comunicado é revelado um dos casos onde a aplicação pode ter sucesso. Uma empresa de construção norte-americana passou de apresentações estáticas das plantas das casas para a apresentação de modelos 3D que são navegáveis.

Existem muitos outros casos onde o Ubi Interactive pode ser usado: criar montras de lojas interativas, criar um mural de publicações multimédia ou transformar uma mesa num centro de jogos.

O sensor Kinect fica responsável pelo reconhecimento dos movimentos que são feitos na superfície, seja ele um duplo toque, um multitoque ou um movimento de zoom. A startup norte-americana contou com o apoio da Microsoft através do programa Kinect Accelarator que estimula o desenvolvimento de soluções baseadas no sensor de reconhecimento visual e sonoro.

[caption]Ubi Interactive[/caption]

[caption]Ubi Interactive[/caption]

Apesar de o preço inicial ser de 150 dólares o software pode custar até 1.500 dólares através da inclusão de características extra. A versão mais cara suporta projeções em superfícies com 100 polegadas de diâmetro e reconhece até 20 toques em simultâneo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico