O Solar Impulse conseguiu completar com sucesso a missão de sobrevoar os EUA da costa oeste à costa leste, recorrendo apenas a energia solar e dispensando o uso de qualquer gota de combustível. A viagem durou dois meses mas existem alguns feitos que são de relevo para a equipa de desenvolvimento da aeronave.

Em primeiro lugar o destaque vai para o completar da missão, que tem sido amplamente difundida em meios de comunicação de todo o mundo. Fica a prova de que é possível sobrevoar grandes distâncias sem a necessidade de combustíveis que prejudiquem a Natureza.

Depois também é de destacar os tempos de voo que a avioneta ecológica conseguiu atingir. No último troço da viagem, entre Washington e Nova Iorque, o avião esteve mais de 18 horas em funcionamento a uma velocidade média de 27 Km/H. Ainda que os resultados a nível de velocidade não sejam os mais entusiasmantes, deixam antever que num futuro próximo podem existir aviões de pequeno porte a realizar viagens de longa distância sem recurso a combustível.

[caption]Solar Impulse[/caption]

[caption]Solar Impulse[/caption]

O recorde pessoal da aeronave é de 26 horas em voo constante e uma velocidade de pico próxima dos 70 Km/H. O consumo energético do veículo é equivalente ao de uma scooter.

O segredo do Solar Impulse está na asa de 63 metros com 12 mil células solares que fazem o armazenamento da energia solar, o que permite viajar também à noite. Os 1.600 quilogramas de baterias de lítio fazem o resto da magia.

[caption]Solar Impulse[/caption]

[caption]Solar Impulse[/caption]

Para 2015 os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg têm planeada a missão mais exigente para o projeto Solar Impulse. O objetivo é dar a volta ao mundo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.