A cada ano, o evento The Game Awards tem vindo a ganhar prestígio na indústria dos videojogos, não apenas pelo peso dos prémios dos melhores do ano, mas como palco das grandes revelações, assumindo-se como uma alternativa à E3 e Gamescom realizadas durante o verão. Muitos estúdios guardam as suas revelações para este final do ano, conseguindo surpreender os fãs de gaming, e esta edição, que coroou It Takes Two como o melhor jogo, não foi exceção.

Nesta edição foram revelados diversos novos títulos, uns em forma de teasing, outros com trailers mais compostos. Houve também desenvolvimentos de jogos em desenvolvimento há algum tempo, como foi o caso de Horizon: Forbiden West. Este título em produção na Guerrilla Games para o catálogo exclusivo da Sony será lançado no próximo ano. Pouco se tinha visto de Senua’s Saga: Hellblade II, mas a Ninja Theory levou para o evento um vídeo para mostrar pela primeira vez gameplay do jogo. Impossível não ficar indiferente à qualidade cinematográfica do exclusivo da Microsoft para as consolas Xbox e PC. O vídeo mostrou a protagonista Senua e um grupo de guerreiros a lutar contra um gigante.

Veja na galeria as imagens dos principais jogos anunciados:

Outra surpresa foi a revelação de Star Wars Eclipse, num trailer cinematográfico, de uma aventura narrativa de ação. Sendo um jogo em produção pela francesa Quantic Dream, espera-se mais uma vez uma história protagonizada por diferentes personagens do universo de ficção científica.

Ainda para fãs de séries sci-fi, foi revelado o regresso da Telltale, uma produtora especialista em aventuras point & click que tinha fechado portas há alguns anos. A sua reabertura fica marcada pela revelação da adaptação da série da Amazon The Expanse. Bem ao jeito do estúdio, espera-se uma nova narrativa episódica onde se vai dar destaque aos conflitos e política entre as fações da série. Ainda não existe data para The Expanse: A Telltale Series, considerando que a nova temporada na TV começou esta semana.

Curiosamente, quando o estúdio fechou, ex-funcionários da Telltale Games uniram-se para formar uma nova produtora, a Dramatic Labs. E o seu primeiro jogo é Star Trek: Resurgence, que mantém as suas raízes no que diz respeito à narrativa, mas pretende oferecer elementos de ação. O jogo pretende ter uma história original e vai ter personagens novas juntamente com caras conhecidas a avaliar pelo trailer, incluindo o mítico Spock. O jogo vai ser lançado na Primavera de 2022 no PC e consolas.

Mas as surpresas não ficaram por aqui. Além de se falar do segundo filme de Sonic, a SEGA revelou também um novo jogo do famoso ouriço azul. Chama-se Sonic Frontiers e promete oferecer um mundo aberto para explorar, embora não tenham sido adiantados muitos detalhes. O jogo chega no final do próximo ano ao PC e consolas.

Veja o trailer de Star Wars: Eclipse

A DC Comics levou na bagagem dois jogos para o evento. O primeiro foi Suicide Squad: Kill the Justice League que já era conhecido, sendo mostrado um novo vídeo de gameplay do jogo, sendo prometido para 2022. Mais importante foi a revelação de um jogo baseado na Wonder-Woman ou Mulher Maravilha como é conhecida em Portugal. O jogo está em produção na experiente Monolith, mas não foi adiantado qualquer detalhe para além do teasing de apresentação.

Alan Wake 2 também foi finalmente revelado pela finlandesa Remedy, um título muito esperado pelos fãs há anos, mas o jogo não será lançado antes de 2023. O primeiro título tinha alguns elementos de terror psicológico, embora mais focado na ação. Segundo o diretor criativo, Sam Lake, esta sequela será um puro survival horror no mesmo universo, uma estreia do estúdio no género. Sam Lake deixou o aviso aos fãs que tão cedo não iriam ser partilhadas informações do jogo que será lançado no PC e consolas de nova geração.

Sem ser sequela de jogos conhecidos ou alguma licença, Arc Raiders foi uma das surpresas do evento, um título de ação na terceira pessoa baseado num futuro pós-apocalíptico. O trailer mostrou bastante ação, naquele que parece ser mais um confronto entre o homem e as máquinas, salientando-se drones e gigantescos robots para enfrentar.

Veja o trailer do The Expanse: A Telltale Series:

Na lista de jogos conhecidos, mas que aproveitaram o evento para serem promovidos estão Tiny Tina's Wonderlands, o spin off da série Borderlands; CrossFireX que é a sequela de um dos maiores FPS online de sempre e que terá agora uma campanha narrativa produzida pela Remedy de Alan Wake 2, a qual foi destacada no novo trailer. Também Elden Ring foi mostrado, sendo um dos jogos mais esperados pelos fãs da From Software e os seus RPGs Souls. O jogo será lançado no dia 25 de fevereiro do próximo ano.

Apesar de não terem o peso da importância dos anúncios do Game Awards, no pré-show foram antecipadas mais algumas novidades. Tunic foi mostrado em mais um trailer, um jogo de ação com uma perspetiva isométrica em que o jogador controla uma raposa. King of Fighters XV é mais um regresso de uma das séries de combate mais antigas. E ainda foi mostrado um trailer do jogo multijogador de sobrevivência The Texas Chainsaw Massacre, baseado no filme, mas também nos eventos reais que serviram de inspiração. Homeworld 3, Babylon’s Fall, Thursty Suitors, Monster Hunter Rise: Sunbreak, Evil West, Have a Nice Death, Planet of Lana: An Off-Earth Odyssey foram mais alguns dos títulos da gigantesca lista de novidades do The Game Awards deste ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.