Todos os anos, por altura da primavera, a Sony renova o seu portefólio de colunas sem fios e 2021 não foi exceção. Esta semana a tecnológica revelou quatro novos equipamentos. As novidades vão da versão ultra compacta, fácil de transportar, até ao modelo mais robusto, capaz de dar som a uma festa inteira.

Sigamos por ordem crescente. Primeiro, a SRS-XB13, uma coluna compacta, com um design que não é estranho no ecossistema Sony. Este modelo cilíndrico tem 9 centímetros de altura e 8 de largura; está equipado com tecnologia Sony Extra Bass, para reproduzir graves mais profundos e claros; Sound Diffusion Processor, que ajuda a gerar tons mais dinâmicos; certificado IP67 de resistência à água e à poeira e uma camada extra que protege o aparelho de luzes ultravioleta, para que a utilização no exterior não seja um risco.

A XB13 permite-lhe também fazer chamadas e pode ainda emparelhar a coluna com uma outra, igual, para uma experiência stereo. A bateria dura 16 horas. Este modelo vai estar disponível em junho por cerca de 60 euros.

As SRS-XP500 e SRS-XP700 são para quem procura mais potência, luzes e entradas para conectar outros aparelhos. Ambas têm luzes LED personalizáveis, são resistentes à água, graças a um certificado IPX4, e dispõem de um suporte para telemóvel ou tablet.

As colunas contam com o altifalante cúbico Sony X-Balance, que a empresa diz ser capaz de reproduzir áudio com menos distorção e com graves mais poderosos - a funcionalidade Mega Bass permites-lhe ir ainda mais fundo neste último capítulo.

Tanto a XP500, como a XP700, têm microfone integrado e suporte para o Sony Party Mode, o que lhe permite sincronizar múltiplos dispositivos num único setup. Nas duas portas USB disponíveis, é possível carregar outros aparelhos e reproduzir música através de uma ligação por cabo.

Há poucas diferenças entre ambos os modelos. Ambos podem ser posicionados na vertical ou na horizontal, mas o XP700 tem um software que lhe permite reconfigurar-se automaticamente, de acordo com a sua posição. Esta versão tem também um tweeter traseiro que ajuda a espalhar o som em ambiente mais amplos. Quanto à autonomia, o XP500 chega às 20 horas, ao passo que o XP700 alcança as 25 horas. Os dois contam com suporte para carregamentos rápidos, mas o preço difere. O XP500 chega aos 350 euros e o XP700 aos 500 euros.

No segmento das boomboxes, a Sony lança a SRS-XG500. Este equipamento de 420 euros oferece 30 horas de autonomia, sendo que chega um carregamento de 10 minutos para 3 horas de funcionamento. Esta versão conta com uma porta de entrada para microfones e guitarras e uma porta USB. Trata-se de uma coluna com altifalante X-Balance, tweeters de alta eficiência e suporte para a funcionalidade Mega Bass. Conta-se também um conjunto de luzes LED e uma alça de transporte.

Sobre este modelo, importa ainda sublinhar que é certificado IP66, o que garante a sua resistência à água e à poeira. Em adição, há também uma camada de proteção que repele a água.

Em paralelo com estes três últimos modelos, pode utilizar as apps Music Center, para configurar o perfil do som, e Fiestable, para sessões de karaoke.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.