A Sony lançou no mercado nacional duas novas câmaras fotográficas de lentes amovíveis, a Alfa 35 e a NEX C3, ambas com sensores de 16,2 megapixéis e diferentes trunfos a seu favor.

Se a Alfa 35 apresenta vantagens como a compatibilidade com a gama de 32 lentes A-mount da Sony, incluindo seis lentes Carl Zeiss, a NEX C3 tem a seu favor o corpo muito mais compacto e novo interface intuitivo - que substitui termos que podem ser de difícil para os fotógrafos menos experientes, por outros mais fáceis de entender.

O novo interface chama-se Photo Creativity e troca termos técnicos como "abertura", "valor de exposição" ou "balanço de brancos", por descrições mais familiares e intuitivas, como "desfocagem de fundo", "brilho" e "cor", explica a Sony.

A NEX C3, cujos preços de venda ao público começam nos 600 euros, é "a câmara digital de lentes amovíveis mais pequena e leve do mundo dentro da sua classe", garante a fabricante, que diminuiu o tamanho dos circuitos principais, reduzindo o peso da máquina para 225 gramas - quase 6% menos que a anterior NEX-3.

[caption]NEX C3[/caption]

Uma qualidade de imagem "semelhante à das DSLR, com sensor CMOS Exmor APS HD de 16,2 megapixéis, num equipamento disponível em várias cores, com um design que procura combinar a robustez e ergonomia são outras das vantagens apontadas ao modelo, cuja bateria permite tirar 400 fotos com um carregamento.

[caption]NEX C3[/caption]

Atractivos a considerar serão ainda a possibilidade de adicionar efeitos às imagens na própria câmara, com visualização em tempo real e técnicas de imagem multi-frame, como o 3D Sweep Panorama, que permite criar imagens a três dimensões para ver num televisor da marca que tenha a mesma capacidade.

[caption]NEX C3[/caption]

O lançamento surge acompanhado de uma lente macro 30mm F3.5, com um rácio de ampliação de 1:1 e uma distância de apenas 2,4 centímetros.

A câmara permite também captar vídeo HD, uma característica que, tal como o sensor, partilha com a nova Alfa. Este modelo, cujos preços começam nos 750 euros, conta no entanto com peculiaridades como a tecnologia Translucid Mirror, da Sony, já incluída nos modelos Alfa 33 e Alfa55, permite fotografar "a alta velocidade com uma captação automática contínua, rápida e precisa". A tecnologia também pode ser aplicada à captação de vídeos Full HD.

[caption]Alfa 35[/caption]

O ISO até 12.800 e o disparo a alta velocidade com tele-zoom - que se estreia neste modelo e permite ampliar uma parte central da imagem para proporcionar uma ampliação de aproximadamente 1.4x, capturando fotos a uma velocidade até 7 frames por segundo - são outros dos pontos fortes.

[caption]Alfa 35[/caption]

O equipamento facilita também a captação automática de imagens contínuas de objectos estáticos ou em movimentos, simplificando a fotografia de desportos de acção rápida, retratos de crianças ou elementos distantes, com recurso a várias imagens a alta velocidade. A bateria dá para 440 fotos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.