
Está comercialmente disponível o primeiro projetor de vídeo, destinado ao mercado de consumo, com uma resolução de 4K. A criação, que tinha estado em demonstração na última CES, sai das fábricas da Sony e custa a módica quantia de 26.000 dólares (cerca de 21 mil euros).
O projetor, designado VPL-VW1000ES, permite a reprodução de imagens com uma resolução quatro vezes superior aos 1080p (Full HD), habitualmente usados como referência naquilo a que agora chamamos Alta Definição - e que em muitos casos ainda se fica pelos 720p.
O equipamento apresenta uma resolução de "4096 x 2160 pixéis ou mais de 8,8 milhões de pixéis por imagem", proporcionando "uma experiência visual verdadeiramente imersiva", afirmam meios especializados como o Tecca, que tiveram oportunidade de testar o dispositivo.
[caption][/caption]
Além de reproduzir conteúdos em Ultra HD (4K), o equipamento tem capacidade para otimizar conteúdos SD ou HD para essa resolução e também suporta conteúdos 3D - opção que vai implicar a utilização de uns óculos ativos para o efeito.
Por agora, fica disponível em apenas alguns mercados internacionais, não havendo ainda informações a respeito da expansão ao mercado português.
A par da novidade da Sony, foi também apresentado esta semana um filme concebido especificamente para tirar partido dos novos equipamentos com suporte a resoluções de 4K. Recorde-se que também fabricantes como a Sharp, LG ou a Toshiba têm vindo a mostrar televisões preparadas para o novo formato.
O filme, denominado TimeScapes, é assinado pelo realizado e diretor de fotografia Tom Lowe e encontra-se agora disponível para venda - através de download - no site TimeScapes.org. Parte dele pode ser experimentada no trailer entretanto disponibilizado online, que reproduzimos abaixo.
As novidades chegam apenas alguns dias depois da União Internacional das Telecomunicações (ITU) ter tornado pública a aprovação do standard para a transmissão da Televisão Ultra HD (UHDTV).
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários