Aquele que vai ser o maior foguetão espacial norte-americano em atividade, o Falcon Heavy da SpaceX, deverá voar pela primeira vez em abril ou maio de 2016. A novidade foi dada por um dos executivos da empresa norte-americana, que já confirmou outro voo para o mesmo ano.

No lançamento de estreia o Falcon Heavy não vai levar carga consigo, apesar de conseguir transportar 56 toneladas até à órbita terrestre baixa. Mas em setembro já vai fazer um voo comercial a sério: transportará para o espaço 37 satélites, escreve a SpaceNews.

Além da grande capacidade de carga, o veículo da SpaceX destaca-se pelo facto de todos os rockets serem reutilizáveis. Na prática o Falcon Heavy é constituído por três foguetões Falcon 9, os mesmos que a empresa tem usado para fazer missões de transporte para o espaço.

Anunciado em 2011, o primeiro voo do mega-rocket espacial devia ter acontecido em 2013. Mas vários adiamentos e problemas com o modelo Falcon 9 da SpaceX “empurraram” a estreia para o próximo ano.

Mas os preparativos já estão a acontecer. A tecnológica liderada por Elon Musk está a ultimar a plataforma de lançamento do foguetão espacial, estimando-se que esteja totalmente operacional a partir de novembro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.