Lançado originalmente para a SNES em 1996, Super Mario RPG foi produzido pela Square, tendo como base diversos elementos presentes em Final Fantasy. O sistema de combates por turnos e a possibilidade de formar um grupo de até três personagens mantiveram-se ao longo dos anos, em outros títulos desta série.

Chegou a hora dos fãs receberem esse primeiro jogo numa versão totalmente reconstruída, com um grafismo, som e tecnologias atuais para a Switch. Uma forma dos fãs da velha guarda matarem saudades, mas ao mesmo tempo, novos jogadores poderem mergulhar na aventura sem sentirem o peso do tempo do original.

E o jogo chega um mês depois de Super Mario Bros. Wonder, que conquistou igualmente os fãs do canalizador. Para a produção do remake, a Nintendo escolheu a ArtePlazza, estúdio com muita experiência, conhecida por dar suporte às produções da Square Enix, sobretudo a série Dragon Quest.

Veja na galeria imagens de Super Mario RPG:

Na “nova” aventura, Mario e amigos têm de encontrar os sete fragmentos de estrela da Star Road, que foram separados quando o grupo de invasores Smithy Gang se despenhou no Reino dos Cogumelos. Obviamente que Bowser voltou a raptar Peach e é preciso salvar a princesa. No seu lançamento original, Super Mario RPG foi o primeiro da série a oferecer uma perspetiva isométrica 3D do ambiente, garantindo novas formas de exploração, assim como puzzles e elementos de plataformas que os fãs da série principal se iriam identificar.

A Nintendo pretende manter esses elementos intocados, apostando em mecânicas mais atuais e um grafismo colorido e detalhado. O grupo de heróis terá de percorrer florestas labirínticas, esgotos, rios com correntezas fortes, explorando cada recanto à procura dos fragmentos da Star Road. Isso significa percorrer plataformas, encontrar tesouros escondidos, participar em mini-jogos, desde corridas com o Yoshi, tiro ao alvo com as carapaças de Koopa e outros. Os habitantes deste mundo estão também disponíveis para conversar, dar conselhos e dicas úteis.

Os combates por turnos mantêm algumas das mecânicas que os fãs da série conhecem. Nomeadamente a pressão do botão no timing correto para desencadear ataques mais poderosos ou reduzir os danos sofridos. E quanto mais ações bem-sucedidas executar, a barra de ação aumenta, permitindo desferir um golpe triplo mais poderoso, diferente para cada combinação do grupo. E este pode ser sobretudo eficaz contra os bosses que encontram no caminho.

Veja o trailer do jogo:

Além de poder escolher o elemento favorito para o grupo, há que saber que cada personagem tem ataques especiais únicos. No caso do Mario são os seus saltos de assinatura para cima dos inimigos. Já o Mallow consegue disparar faíscas com raios. Todas as personagens ganham experiência nos combates, desbloqueando novas habilidades e ataques especiais. Também deverá encontrar e equipar os itens especiais, incluindo armas e armaduras, que podem melhorar os ataques e aumentar os atributos gerais.

Super Mario RPG já está disponível em exclusivo para a Switch.