A IBM decidiu levar o supercomputador Watson para o festival South by Southwest (SXSW). Onde? "Dentro" de uma carrinha-roulote que prepara refeições. Porquê? Porque o Watson é o chef principal desta experiência de cozinha cognitiva.

Este é o nome dado ao projeto que a gigante norte-americana está a desenvolver com o seu supercomputador. O Watson cruza centenas de ingredientes em vários estilos de pratos e de confeções típicas para produzir resultados apelidados como "inesperados" e "nunca antes feitos". O acesso é feito na roulote, estando o computador principal noutra localização.

Escreve o The Verge que ao longo dos últimos dois anos o Watson analisou cerca de 35 mil receitas e mil diferentes sabores com base nos compostos químicos para conseguir cruzar os melhores ingredientes. Depois com base no que lhe é pedido, através de uma aplicação, surgem listas de ingredientes com diferentes avaliações para o sabor, a surpresa que vai causar e o grau de novidade.

Diz quem já provou que a maior parte dos pratos saem com uma boa combinação, mas também já se chegou à conclusão de que o Watson por vezes não consegue inovar porque os humanos já experimentaram um grande número de combinações.

O Watson nunca chega realmente a cozinhar e nesta fase do projeto depende muito da ação humana, isto é, o computador apenas enumera uma lista de ingredientes que devem ser aplicados na receita. A forma como o prato é preparado terá que ser decidida pelos chefs de carne e osso. Mas no futuro até os passos que os cozinheiros devem seguir serão dados pelo computador.

Um dos pratos que o Watson já "preparou" e que é referido em vários meios de comunicação internacionais é um prato de kebab. Os ingredientes foram: menta, lima, limão, cenoura, cebolinho, maçã, molho curry, ananás, cogumelo shiitake, porco, galinha e morangos.

Quem visitar página da IBM no YouTube pode assistir a um verdadeiro festival culinário e pode ficar a conhecer melhor as capacidades de chef do super-computador Watson.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.