O caso não é inédito, mas não deixa de merecer um olhar atento. A proposta é da empresa austríaca Guger Technologies (g.tec), que levou à CeBIT a sua tecnologia para "escrever com o pensamento". A solução chama-se intendiX e tira partido das novas tecnologias para "dar voz" a doentes impossibilitados de comunicar pelos meios tradicionais.
Quando falamos em dar voz, não estamos a usar uma metáfora, mas antes a antecipar uma das capacidades do sistema, que, quando complementado com um software para transformar texto em voz e umas colunas, permite mesmo que o utilizador se faça ouvir pelos que o rodeiam.
A tecnologia recorre a eléctrodos EEG, a um amplificador de bio-sinais e a um computador portátil ou netbook com um software dedicado que corre sobre Windows, explicam os responsáveis pelo projecto.
Segundo a g.tec, o sistema é de fácil utilização, encontrando-se os eléctrodos embutidos numa espécie de touca, o que facilita a montagem, e o equipamento pode ser instalado e manuseado tanto pelos prestadores de cuidados de saúde como pelos familiares dos doentes, em casa.
[caption][/caption]
O software avisa automaticamente os utilizadores menos experientes quando o grau de fiabilidade dos dados num determinado canal é mau e quando iniciado pela primeira vez, o utilizador é submetido a um processo de "treino" para que o dispositivo calcule e se adapte às especificidades daquele paciente.
Concluído o processo, pode começar a usar a ferramenta de comunicação, que lhe permite "ditar mentalmente" texto e editá-lo, copiá-lo para um email, ordenar a sua impressão ou envio via UDP para outro computador - para além da possibilidade referida acima, da transformação das palavras em som.
[caption][/caption]
Para todas estas operações existem ícones específicos (na imagem), que o utilizador acciona através do raciocínio.
A utilização é demonstrada num vídeo disponibilizado pela Guger Technologies, que reproduzimos abaixo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários