"Como seria o banco do futuro se o futuro fosse neste momento?". Foi a partir desta premissa que a tecnológica portuguesa YDreams trabalhou para criar as novas instalações do banco brasileiro Bradesco. O resultado é um cenário que mais facilmente nos remete para um filme de ficção científica que para os tradicionais balcões de instituições financeiras.

Instalado no centro comercial JK Iguatemi, no Brasil, o espaço batizado de Bradesco Next não tem portas, bastando que alguém se aproxime para interagir com a instalação. Oferece conteúdos atualizados em tempo real que reagem ao movimento de quem passa, enquanto as aplicações nos ecrãs de alta definição colocados nas paredes disponibilizam informação sobre diversos temas.

O desenvolvimento passou por apostar na interatividade e no "uso da tecnologia do quotidiano para facilitar as relações e otimizar o tempo", explicam os responsáveis pelo projeto num comunicado à imprensa.

[caption]créditos: Egberto Nogueira[/caption]

Uma "sala de atendimento One to One", cujo vidro fica automaticamente fosco para garantir a privacidade de um cliente que se aproxime para conversar com um "consultor digital" (ou solicitar uma videoconferência com um especialista de investimentos) e uma zona dedicada ao "Ciclo de Vida" - onde são mostrados os padrões de consumo ideais a seguir de acordo com o perfil, situação financeira e interesses do cliente (convidado a selecionar ele próprio os simuladores, consoante as suas necessidades) - são algumas das valências deste espaço.

[caption]créditos: Egberto Nogueira[/caption]

As caixas multibanco (AMT) surpreendem pela posição em que estão colocadas, pelo tipo de interface e pelo ecrã sensível ao toque. Os comprovativos das operações realizadas são enviados por email, no idioma escolhido pelo utilizador: português, inglês ou espanhol.

[caption]créditos: Egberto Nogueira[/caption]

Existe ainda espaço para equipamentos como uma "Mesa Lounge", cujo ecrã embutido se transforma numa superfície tátil através do qual o cliente pode "pedir uma água, ver revistas, conhecer as ofertas culturais, entre outros", descreve a Ydreams.

[caption]créditos: Egberto Nogueira[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes