Está oficialmente apresentado o Xperia Play, o telefone da Sony Ericsson que combina as características de um smartphone Android com as de uma consola de jogos portátil PlayStation. A nova "coqueluche" da marca chega às lojas em meados Março, com Portugal na rota de lançamentos, confirmou ao TeK fonte da empresa.

[caption]Xperia Play[/caption]

Sobre preços ou modelos de comercialização e eventuais parcerias com operadores em território nacional não foram revelados detalhes. Sabe-se, no entanto, que em Espanha o lançamento será feito, em exclusivo pela Vodafone. O TeK contactou a operadora em Portugal e está a aguardar uma resposta.

O equipamento a que, durante o longo período de rumores que antecedeu o lançamento nos habituámos a ver chamar "PSP Phone" (ou telefone PlayStation), vem equipado com um processador Snapdragon de 1 GHz que a Qualcomm optimizou com um GPU gráfico Adreno integrado, ecrã multi-toque de 4 polegadas e os antecipados comandos que prometem aproximá-lo da experiência de utilização de uma consola portátil.

Em modo standard, o equipamento apresenta-se como um smartphone regular, com a versão 2.3 (Gingerbread) do sistema operativo móvel da Google, mas deslizando fazendo deslizar o controlador de jogo por baixo do ecrã, os utilizadores têm acesso a "um controlador digital, dois controladores analógicos, dois botões tipo gatilho e quatro botões de playstation: círculo, cruz, quadrado e triângulo", descreve a fabricante.

[caption]Xperia Play[/caption]

Uma câmara de 5 megapixéis e uma gestão de energia optimizada para permitir "longas horas de jogo" são outras das características avançadas em comunicado.

[caption]Xperia Play[/caption]

Este apresenta-se também como o primeiro dispositivo "playstation certified", o que significa que terá acesso aos jogos para PlayStation, através de uma plataforma que está ainda a ser desenvolvida pela divisão de entretenimento da Sony e que tem "previsão de lançamento ao longo do ano".

Para já, está assegurada uma parceria com as principais editoras com jogos para Android que vão trazer para o telefone "os principais títulos de jogos disponíveis através do Marketplace", garante a fabricante.

A solução passa pelo recurso a aplicações pré-instaladas que permitem o download simplificado dos títulos optimizados para este modelo, explicou a empresa.

O smartphone vai, por exemplo, suportar as versões para telemóvel de jogos como o Sims 3 e FIFA 2010, da EA Games. Guitar Hero, Assassin's Creed e Splinter Cell são outras das aquisições confirmadas.

[caption]Xperia Play[/caption]

Para além do telefone com comandos de consola, a fabricante aproveitou o Mobile World Congress para apresentar mais dois smartphones Android, o Xperya Neo e o Xperya Pro.

Ambos incluem características como ecrãs de 3,7 polegadas com tecnologia Mobile Bravia, prometendo "alto nível de realismo imagem brilhante, limpa e cristalina", a resolução é de 854 x 480 pixéis (FWVGA).

A preocupação com a imagem está ainda patente na integração nos equipamentos do sensores premiados Exmor R - com capacidade para captura de "imagens de alta qualidade" e "capacidade de captar vídeos HD em zonas de pouca luz", garante a empresa. Fica também garantida a ligação HDMI.

Sabe-se ainda que o Pro tem um teclado deslizante com função de escrita rápida, mas não foram avançados preços nem datas de lançamento para nenhum dos equipamentos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.