Está oficialmente apresentado o Xperia Play, o telefone da Sony Ericsson que combina as características de um smartphone Android com as de uma consola de jogos portátil PlayStation. A nova "coqueluche" da marca chega às lojas em meados Março, com Portugal na rota de lançamentos, confirmou ao TeK fonte da empresa.
[caption][/caption]
Sobre preços ou modelos de comercialização e eventuais parcerias com operadores em território nacional não foram revelados detalhes. Sabe-se, no entanto, que em Espanha o lançamento será feito, em exclusivo pela Vodafone. O TeK contactou a operadora em Portugal e está a aguardar uma resposta.
O equipamento a que, durante o longo período de rumores que antecedeu o lançamento nos habituámos a ver chamar "PSP Phone" (ou telefone PlayStation), vem equipado com um processador Snapdragon de 1 GHz que a Qualcomm optimizou com um GPU gráfico Adreno integrado, ecrã multi-toque de 4 polegadas e os antecipados comandos que prometem aproximá-lo da experiência de utilização de uma consola portátil.
Em modo standard, o equipamento apresenta-se como um smartphone regular, com a versão 2.3 (Gingerbread) do sistema operativo móvel da Google, mas deslizando fazendo deslizar o controlador de jogo por baixo do ecrã, os utilizadores têm acesso a "um controlador digital, dois controladores analógicos, dois botões tipo gatilho e quatro botões de playstation: círculo, cruz, quadrado e triângulo", descreve a fabricante.
[caption][/caption]
Uma câmara de 5 megapixéis e uma gestão de energia optimizada para permitir "longas horas de jogo" são outras das características avançadas em comunicado.
[caption][/caption]
Este apresenta-se também como o primeiro dispositivo "playstation certified", o que significa que terá acesso aos jogos para PlayStation, através de uma plataforma que está ainda a ser desenvolvida pela divisão de entretenimento da Sony e que tem "previsão de lançamento ao longo do ano".
Para já, está assegurada uma parceria com as principais editoras com jogos para Android que vão trazer para o telefone "os principais títulos de jogos disponíveis através do Marketplace", garante a fabricante.
A solução passa pelo recurso a aplicações pré-instaladas que permitem o download simplificado dos títulos optimizados para este modelo, explicou a empresa.
O smartphone vai, por exemplo, suportar as versões para telemóvel de jogos como o Sims 3 e FIFA 2010, da EA Games. Guitar Hero, Assassin's Creed e Splinter Cell são outras das aquisições confirmadas.
[caption][/caption]
Para além do telefone com comandos de consola, a fabricante aproveitou o Mobile World Congress para apresentar mais dois smartphones Android, o Xperya Neo e o Xperya Pro.
Ambos incluem características como ecrãs de 3,7 polegadas com tecnologia Mobile Bravia, prometendo "alto nível de realismo imagem brilhante, limpa e cristalina", a resolução é de 854 x 480 pixéis (FWVGA).
A preocupação com a imagem está ainda patente na integração nos equipamentos do sensores premiados Exmor R - com capacidade para captura de "imagens de alta qualidade" e "capacidade de captar vídeos HD em zonas de pouca luz", garante a empresa. Fica também garantida a ligação HDMI.
Sabe-se ainda que o Pro tem um teclado deslizante com função de escrita rápida, mas não foram avançados preços nem datas de lançamento para nenhum dos equipamentos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários