Uma estrela a 17 mil anos-luz da Terra transformou-se numa supernova após ter explodido. Todo o "lixo" daí resultante assumiu uma forma conhecida e que está a ser apelidada de "Mão de Deus" pela imprensa internacional.
A imagem foi conseguida através da leitura em diferentes níveis de radiação dos restos da explosão. Um dos telescópios que contribuiu para o resultado final que se pode ver mais a baixo foi o NuSTAR, um leitor de raios-X da NASA.
Os investigadores ainda não estão certos se é o material expedido que assume a forma de uma mão, ou se é a interação das partículas com a pulsar - o que resta da estrela que explodiu - que cria a "Mão de Deus".
A publicação Space.com explica que o fenómeno astronómico é um exemplo de pareidolia, um fenómeno psicológico que se caracteriza pelo reconhecimento de uma imagem familiar a partir de uma imagem vaga.
Uma primeira imagem da "Mão de Deus" já tinha sido captada em 2009 pelo telescópio Chandra, mas o resultado que agora está a circular nas redes sociais é produto de mais do que uma recolha de informação. O nome foi dado pela alegada semelhança que existe com o desenho de Deus e Adão na Capela Sistina, em Roma, Itália.
O NuStar está desde 2012 a orbitar o planeta Terra e tem como missão estudar com mais pormenor os buracos negros que existem no espaço.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Ferrari revela interior do seu primeiro modelo elétrico. Design do Luce é criação de Jony Ive -
Site do dia
Atom Animation: a tabela periódica ganha vida em animações hipnotizantes -
App do dia
Salte de teia em teia e acompanhe as aventuras de uma pequena aranha com uma grande missão -
How to TEK
LinkedIn já começou a usar dados dos utilizadores para treinar IA. Veja como desativar
Comentários