Todos os dias os astrónomos conseguem captar imagens de novos corpos celestes que ficam a milhares de anos luz da Terra, mas não é todos os dias que se vê a Terra da perspetiva de um outro planeta. Esta foi também a primeira vez em que a ação foi coordenada de forma a que as pessoas pudessem "participar" na fotografia.

A sonda Cassini está em missão no planeta Saturno que fica a 1,5 mil milhões de quilómetros do planeta Terra. E foi a partir daí que tirou algumas fotografias ao "berlinde azul" e à Lua - irreconhecíveis, os dois astros são mais dois pontos brilhantes do espaço sideral. Uma das fotografias mostra mesmo a Terra e a Lua vistas em perspetiva com os anéis de Saturno, uma imagem onde os tons azuis do planeta se destacam do espaço circundante.

O conjunto de imagens que reproduzidas abaixo foram captadas a 19 de julho. A NASA tinha lançado um apelo para que durante um determinado período de tempo as pessoas acenassem para o céu para garantirem um espaço na fotografia - que por motivos óbvios, mais não foi do que uma ação simbólica para assinalar o momento.

[caption]Cassini[/caption]

[caption]Cassini[/caption]

"As imagens da Cassini lembram-nos de como pequeno é o nosso planeta na vastidão do espaço, e também atesta o engenho dos cidadãos deste pequeno planeta em mandar uma nave robótica para tão longe de casa para estudar Saturno e tirar uma fotografia da Terra", comenta numa nota de imprensa um dos membros da equipa de investigação da sonda, Linda Spilker.

O registo das fotografias só foi possível pois o Sol ficou momentaneamente atrás do planeta Saturno e do ponto de captura das imagens. Caso contrário, a posição da Terra relativamente à estrela e a forte luminosidade da mesma danificariam o sensor fotográfico.

Os cientistas estão ainda a preparar uma imagem com maior resolução do planeta Terra visto a partir de Saturno, mas o resultado final vai demorar várias semanas até estar concluído pela morosidade de fundir várias imagens com diferentes níveis de luminosidade.

Nota de redação: foi corrigida a tradução da citação por sugestão de um leitor.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico