Agora é oficial. A Microsoft confirmou que a release candidate do Windows 7 será lançada no próximo dia 5 de Maio. Para os subscritores dos serviços Technet e Microsoft Download Network o pacote chega ainda mais cedo e ficará disponível logo a partir de 30 de Abril.

A informação foi dada por Brandon LeBlanc, gestor do produto, que descreve os últimos meses como atarefados para a equipa de desenvolvimento da nova versão do sistema operativo, de forma a incorporar o feedback dos utilizadores que testaram as versões já disponibilizadas do produto e a resolver falhas de segurança.

O responsável admite que os inputs recebidos até agora foram importantes para a melhoria da barra de tarefas do sistema e das funcionalidades de aplicações como o Aero Peek, Touch ou o Media Player.

Recorde-se que Maio já era uma data apontada como provável para o lançamento da release candidate do Windows 7. Como o TeK escreveu, uma entrada supostamente colocada por engano no Technet há algumas semanas indicava o mês de Maio como altura de lançamento desta última versão de testes do produto. A entrada foi rapidamente retirada do site, mas não antes de ser vista por alguns utilizadores que copiaram o seu conteúdo e o publicaram.

A Microsoft Portugal revelou entretanto o nome dos primeiros parceiros portugueses preparados para o Windows 7: Longo Prazo, Jurinfor, PHC e Safira são as empresas destacadas pela fabricante, como aquelas que já portaram as suas aplicações para o novo ambiente operativo.

Outra novidade relacionada com o Windows 7, detalhada na passada sexta-feira, é o facto da Microsoft estar paralelamente a trabalhar num modo de compatibilidade para o Windows XP. O objectivo deste software, que não será lançado com o Windows 7 mas terá acesso gratuito para quem comprar a versão profissional ou Premium do produto, é facilitar a transição para a nova versão do sistema operativo, garantindo compatibilidade com aplicações desenvolvidas para o Windows XP.

A empresa já tinha dado algumas pistas sobre o trabalho que vinha desenvolvendo nesta área, mas na sexta-feira o SuperSite for Windows surgiu com mais detalhes, onde se incluem screenshots do software que, segundo a mesma fonte, deverá ser lançado durante o período de disponibilização da Release Candidate.

[caption]Modo Windows XP[/caption]
[caption]Modo Windows XP[/caption]
[caption]Modo Windows XP[/caption]

[caption]Modo Windows XP[/caption]

Nota de redacção: A notícia foi actualizada para incluir os nomes dos parceiros portuguesas da Microsoft já com as suas aplicações preparadas para correr no Windows 7.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.