Desde que a série The Legend of Zelda chegou pela primeira vez à consola NES que o protagonista é Link, tendo na maior parte das vezes a missão de salvar a princesa. Mas a mais recente aventura da série principal, Echoes of Wisdom, as regras mudam: é agora a Zelda que os jogadores pela primeira vez. Estamos perante o terceiro jogo da série na Switch e esta pretende ser bastante diferente de Breath of the Wild e a sequela direta Tears of the Kingdom.
O novo jogo pega na estética e visuais introduzidos no remake de Link’s Awakening, lançado em 2019, que também foi produzido pelo estúdio japonês Grezzo. Invertendo-se os papéis, é Zelda que parte numa aventura para salvar Link e o reino de Hyrule. A acompanhar tem um artefacto mágico chamado Tri Rod, oferecido pela fada Tri para assisti-la.
Através dessa espécie de varinha mágica, Zelda pode criar aquilo que o jogo chama de ecos, imitações de objetos e monstros que a personagem pode invocar e utilizar. Estes ecos têm um custo e um limite de utilização. Pode criar objetos para resolver puzzles ou criaturas para defrontar os inimigos. Esta mecânica pretende dar uma lufada fresca à série e introduzir novos desafios, bem ao género das mecânicas introduzidas em Tears of the Kingdom.
Veja na galeria imagens de Legend of Zelda: Echoes of Wisdom:
Mas Zelda não se limita a manipular objetos e criaturas com o Tri Rod. A princesa pode utilizar uma espada para atacar inimigos, tal como Link nas suas aventuras. Trata-se de uma transformação que apenas pode ser utilizada por um breve período até acabar a energia. Terá de recolher mais globos de energia para repor estas habilidades.
Echoes of Wisdom tem lugar num mundo aberto à exploração chamado Still World, que está ligado a Hyrule através de portais, que pode visitar, mas que neste caso encontra-se congelada no tempo. Todos os objetos e pessoas neste local estão congelados. O mapa é aberto à exploração, a pé ou a cavalo, e existem masmorras com bosses no final para derrotar, à semelhança dos jogos clássicos.
Conta a história que depois de ter salvo Zelda, mais uma vez, das mãos de Ganon, Link desaparece em Still World, através de uma das fendas. Estas fendas estão a fazer desaparecer outros habitantes e objetos de Hyrule, assim como o rei. Cabe agora a Zelda salvar o rei, Link e o resto da população do reino.
Veja o trailer de lançamento:
Na prática, Zelda por criar ecos de objetos que a rodeiam, como fazer pontes a partir de camas velhas, invocar rochas a arremessa-las aos inimigos ou utilizar blocos de água para atingir locais mais elevados. Há ainda uma mecânica de sincronia ou sincronia inversa, que permite retirar um objeto de um local para reposicioná-lo noutro. Também pode seguir os movimentos de um objeto, o que dará uma oportunidade dos jogadores utilizarem a imaginação para ultrapassar os puzzles.
Ao longo do seu percurso, Zelda poderá pedir ajuda a um engenheiro chamado Dampé, especialista em robots autómatos, que quando ativados podem oferecer efeitos poderosos para ajudar a princesa. Num diário pode registar as missões, mas também os ingredientes de bebidas que podem melhorar certas habilidades.
The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom já está disponível em exclusive para a Nintendo Switch.
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