O Thermodo é um periférico de pequenas dimensões que quando ligado à entrada de áudio de um smartphone ou tablet funciona como um termómetro de alta precisão. O conceito parece básico mas conquistou a comunidade de crowdsourcing que em apenas sete horas decidiu investir os 35 mil dólares pedidos pela Robocat para a massificação do projeto.

Na descrição do Kickstarter os criadores apresentam o Thermodo como um "sensor de temperatura passivo" que pode ser ligado aos dispositivos móveis. O sensor embutido emite um sinal sonoro que varia consoante a temperatura que deteta, de forma instantânea segundo os criadores, sinal esse que é descodificado pela entrada de áudio.

Para já a equipa dinamarquesa responsável pelo projeto só está a desenvolver uma aplicação dedicada para iOS, mas caso o financiamento atinja os 150 mil dólares, o sistema operativo Android também vai ser contemplado com a app.

O Thermodo é ainda compatível com as aplicações Thermo e Haze, desenvolvidas pela Robocat. Mas a empresa não pretende criar um ecossistema fechado e está a trabalhar num kit de desenvolvimento que vai ser disponibilizado para que qualquer programador possa adaptar o periférico aos mais variados softwares móveis.

[caption]Thermodo[/caption]

[caption]Thermodo[/caption]

As metas do projeto foram alargadas até aos 500 mil dólares - para já o dispositivo é produzido em plástico mas caso seja alcançada a mais valiosa das metas, todos os Thermodo vão ser fabricados em alumínio e nas cores preto, branco e vermelho.

O periférico dispensa baterias ou ligações à Internet - faz tudo de forma autónoma e exclusivamente através do jack de áudio.

[caption]Thermodo[/caption]

[caption]Thermodo[/caption]

E desengane-se quem pensa que o controlo da temperatura e das condições atmosféricas não é uma das principais preocupações das pessoas. A título de exemplo, o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera foi o serviço estatal online mais visitado durante 2012 pelos internautas nacionais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.