"Aparentemente já não há o conceito de privado. É uma coisa da Internet". Esta é uma das afirmações de Tom Waits, que ontem divulgou no seu site um vídeo onde em vez de uma anunciada pré-apresentação do seu novo álbum arrasa a divulgação antecipada de músicas na Internet, uma forma de estragar a surpresa a toda a gente.

Comparando a situação com um aniversário, Tom Waits diz que divulgar as músicas antes de elas serem verdadeiramente lançadas pelos artistas é o mesmo que chegar mais cedo a uma festa de aniversário e começar a comer o bolo antes de se cantar os parabéns... Entre as várias alegorias, o músico vai mais longe, comparando a divulgação com uma sugestão para refrescar a boca com água de esgoto.

Aparentemente Tom Waits queria que o nome do álbum fosse uma surpresa, mas uma fuga de informação na Amazon levou à divulgação na semana passada, arrasando as suas intenções, o que terá motivado este vídeo.

O músico veterano aproveita para promover o seu novo álbum "Bad as Me" alegadamente para uma "Private Listening Party" das 13 músicas a publicar a 25 de Outubro. Mas só se ouvem 30 segundos de música. Tudo não passa porém de uma manobra para promover a discussão sobre a partilha de músicas online, com humor à mistura.

A utilização da Internet para criticar a Internet pode ajudar a criar mais antecipação para o novo albúm. As pré-encomendas do álbum já podem ser feitas na loja online do músico.

Veja abaixo o vídeo que já está a gerar polémica.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico