A Toshiba apresentou hoje o sucessor do NB100, o seu primeiro mini-notebook. Com um design mais elaborado que a primeira versão, e disponível em várias cores e em várias configurações, o NB200 deve chegar a Portugal em Junho e custar entre 299 e 399 euros.

O TeK esteve na Alemanha para conhecer o equipamento que aposta em diferentes opções de design para as gamas de entrada e gamas mais altas do mercado. Na configuração mais básica, aquela que em Portugal deverá vir a incluir conectividade 3G, o equipamento só estará disponível em preto com capa brilhante.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nas configurações mais exigentes o utilizador poderá escolher entre várias cores (castanho, branco e preto). A capa destes modelos também será diferente, com acabamentos 3D (texturados), bem como o teclado que é prateado e não preto como na versão de gama de entrada. Outra diferença é a moldura em torno do ecrã, que deixa o preto convencional para adoptar a opção de design da capa.

Em termos genéricos, a diferença mais gritante entre o NB100 e o NB200 está no tamanho das tecladas, muito aproximado ao de um portátil normal. O novo equipamento passa também a ter um botão de Ligar e Desligar abaixo do ecrã e no meio do equipamento, que permite ao utilizador ver mais facilmente quando o equipamento está ligado.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O NB200 incluirá ainda uma versão experimental do software antivirus da McAfee, conectividade WLAN, Bluetooth e 3G (em alguns modelos). Uma característica nova, mas que também só estará disponível em alguns dos modelos, será o reforço da capacidade da bateria, para uma autonomia até 9 horas.

Esta opção estará disponível nas configurações com seis células de bateria. As restantes manterão as três células que também usa o NB100, com uma autonomia de pouco mais de três horas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Destaque ainda para o ecrã de 10,1 polegadas do novo NB200, processador Intel Atom (270 a 1.6 GHz ou 280 a 1.66 GHz), armazenamento disponível até 160 GB, Windows XP, slot para cartões e 3 portas USB. O dispositivo pesa 1,18 quilos e integra um sistema de monitorização 3D-accelerometer para ajudar a evitar o efeito de quedas e acidentes.



Cristina A. Ferreira