![Tudo o que precisa de saber sobre a “Super Lua de Sangue” da década](/assets/img/blank.png)
Primeira informação relevante: de acordo com as previsões meteorológicas o tempo vai estar ótimo para a visualização do fénomeno. Agora um resumo de tudo o que precisa de saber sobre a Lua de Sangue que vai ocorrer na madrugada de segunda-feira, 28 de setembro.
A última vez que o fenómeno aconteceu foi em 1982 e só volta a repetir-se em 2033, pelo que este pode ser um momento que não vai querer perder. Mas se não quiser sair de casa vai poder seguir tudo com a ajuda de alguns dos melhores especialistas da área: os da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês). Basta seguir este link.
Ao mesmo tempo a agência espacial vai ter um especialista a responder às questões dos internautas através do Twitter, bastando usar a hashtag #askNASA.
Mas se quiser assistir a tudo ao vivo, estes são os horários que deve ter em conta.
- 1:10H: a Lua entra na penumbra, o que vai fazer com que escureça de forma progressiva;
- 2:07H: a Lua entra na sombra causada pela Terra que está entre o satélite natural e o Sol, começando a ganhar os tons acastanhados e avermelhados;
- 2:46H: a Lua atinge o perigeu, isto é, fica no ponto de órbita mais próximo da Terra; 356.877 Km de acordo dados do Observatório Astronómico de Lisboa;
- 3:11H: começa “oficialmente” o eclipse lunar, altura em que o satélite entra totalmente no cone de sombra causado pelo planeta Terra;
- 3:47H: ocorre o ponto máximo do eclipse;
- 3:50H: ocorre o momento de Lua cheia; devido à proximidade com o fenómeno de perigeu, dá-se então um eclipse de Super Lua;
- 4:24H: termina o eclipse lunar;
- 6:25H: a Lua sai totalmente da penumbra da Terra, voltando à sua cor “tradicional”;
A conjugação dos fenómenos fará com que a Lua pareça 14% maior do que o habitual, 30% mais brilhante. Já a cor avermelhada acontece porque a Lua deixa de refletir a luz do Sol e apenas reflete a luz filtrada pela atmosfera do planeta Terra que está pelo meio.
O fenómeno também é conhecido como Lua de Sangue, devido ao tom avermelhado que o satélite natural adquire.
Os leitores são convidados a partilhar com o TeK as fotografias que captarem do fenómeno, podendo enviar as imagens para este email.
Se precisar de ajuda, a NASA também convidou um especialista que partilha algumas dicas sobre como conseguir as melhores imagens do fenómeno natural.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários