Jack Dorsey, o homem que no início do século esboçou as bases do Twitter, aproveita a semana em que o serviço assinala cinco anos de existência para recordar a história que o trouxe até à actualidade e mostrar algumas imagens, que ajudam a traçar a história da rede social dos 140 caracteres … por mensagem.



Em Julho de 2000 Jack Dorsey fazia o primeiro esboço de um serviço suportado no conceito da comunicação em tempo real, através de pequenas mensagens. O autor admite que a primeira inspiração veio do serviço LiveJournal.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Só anos mais tarde o projecto ganhou forma e design próprio, já fora do papel e em suporte digital, como as imagens também mostram, acerca do ainda designado Twttr, fórmula abreviada.

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

O primeiro tweet acabou por chegar à rede social a 21 de Março de 2006, do mesmo Jack Dorsey que o idealizou, convidando os colegas a juntarem-se ao serviço.



Desde o lançamento foram precisos 3 anos, dois meses e um dia para que o serviço chegasse aos mil milhões de mensagens, um número que hoje é habitual na contabilidade de mensagens enviadas registadas no serviço pelos seus utilizadores.



Nos cinco anos de história que já acumula, o Twitter registou alguns momentos altos, em termos de índices de utilização. Por exemplo, no dia em que Michael Jackson morreu, a 25 de Junho de 2009, foram processados pelo serviço 456 tweets por segundo. Contudo, o número não é um recorde. Esse cabe aos segundos após a última passagem de ano - hora do Japão - quando foram enviadas através do serviço 6.939 tweets, revela a empresa no blog oficial.



Os mesmos números mostram que no último mês foram enviados uma média de 140 milhões de tweets por dia através do serviço e criadas - também em média - cerca de 460 mil novas contas.



Nos próximos cinco anos a plataforma pretende continuar a crescer. Os acessos móveis serão certamente uma das vias para que tal se concretize. No último ano os acessos ao serviço por esta via aumentaram 182 por cento.



Daqui a cinco anos o pássaro azul também já pode ter mudado de cor, mesmo que não pareça provável. Afinal, hoje também é difícil imaginar que o primeiro logo do serviço era rosa.

[caption]Logo[/caption]

Ao longo da semana é possível acompanhar mais detalhes sobre a história do Twitter na conta de Jack Dorsey o autor da ideia e um dos seus precursores.