O robô Curiosity vai cumprir no dia 6 de agosto um ano desde que chegou a Marte. A paisagem do planeta vermelho tem sido captada em várias fotografias, tanto para retratar o planeta em si como para registar os passos que a missão tem dado.

A NASA decidiu compilar mais de 500 fotografias do veículo a "passear" em Marte e criou um vídeo em time lapse que mostra o que o Curiosity tem feito no planeta vizinho. Escavações, análises, recolha de amostras e registos topográficos são algumas das tarefas que o robô tem executado:

Numa das descobertas mais significativas, o Curiosity enviou para a Terra resultados que são fortes indícios de que já pode ter havido vida em Marte - pelo menos água com pH neutro houve com quase todas as certezas.

A Agência Espacial norte-americana tem desenvolvido um trabalho de "guerrilha" para continuar a manter o interesse no Curiosity, mesmo nas alturas em que o robô parece "esquecido". O veículo ainda está a caminho do seu ponto principal de exploração, o Mount Sharp.

O Curiosity tem uma esperança média de vida de dez anos e durante esse tempo vai continuar a fazer pesquisa científica no planeta Marte, contribuindo certamente para resultados que podem ajudar a colocar o Homem no planeta vermelho pela primeira vez. Recentemente o robô bateu o recorde pessoal de maior distância percorrida num dia ao circular cerca de cem metros de distância.

O TeK já tinha dado destaque a uma outra compilação de imagens do Curiosity que permitiu fazer uma fotografia panorâmica com mais de um milhão de píxeis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico