O robô Curiosity vai cumprir no dia 6 de agosto um ano desde que chegou a Marte. A paisagem do planeta vermelho tem sido captada em várias fotografias, tanto para retratar o planeta em si como para registar os passos que a missão tem dado.
A NASA decidiu compilar mais de 500 fotografias do veículo a "passear" em Marte e criou um vídeo em time lapse que mostra o que o Curiosity tem feito no planeta vizinho. Escavações, análises, recolha de amostras e registos topográficos são algumas das tarefas que o robô tem executado:
Numa das descobertas mais significativas, o Curiosity enviou para a Terra resultados que são fortes indícios de que já pode ter havido vida em Marte - pelo menos água com pH neutro houve com quase todas as certezas.
A Agência Espacial norte-americana tem desenvolvido um trabalho de "guerrilha" para continuar a manter o interesse no Curiosity, mesmo nas alturas em que o robô parece "esquecido". O veículo ainda está a caminho do seu ponto principal de exploração, o Mount Sharp.
O Curiosity tem uma esperança média de vida de dez anos e durante esse tempo vai continuar a fazer pesquisa científica no planeta Marte, contribuindo certamente para resultados que podem ajudar a colocar o Homem no planeta vermelho pela primeira vez. Recentemente o robô bateu o recorde pessoal de maior distância percorrida num dia ao circular cerca de cem metros de distância.
O TeK já tinha dado destaque a uma outra compilação de imagens do Curiosity que permitiu fazer uma fotografia panorâmica com mais de um milhão de píxeis.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários