O português foi distinguido na categoria de natureza morta com uma fotografia de um estendal de roupa em Guimarães. A imagem vencedora foi pensada com cuidado e foi uma de muitas que foram conseguidas naquele local.

“Fiquei algum tempo à procura do enquadramento ideal e, mais tarde, experimentei diferentes caminhos para o seu processamento até acabar por escolher este”, contou Daniel Fonseca em conversa com o TeK.

[caption]IPPAWARDS[/caption]

Quando recebeu a distinção na competição iPhone Photography Awards (IPPAWARDS), Daniel Fonseca partilhou o momento com o seu ego: “Afinal tenho mesmo jeito para isto, não é só mania minha!”.

Além do primeiro prémio na categoria de still life, o portuense recebeu ainda uma menção honrosa na mesma categoria e outra na categoria de arquitetura. Estas outras duas fotografias distinguidas já foram captadas com mais instantaneidade, mas levaram o devido tratamento posterior.

Daniel Fonseca trabalha preferencialmente com a aplicação nativa do iPhone para fotografia, por considerar o software como “prático” e “fácil de aceder mesmo com o telemóvel bloqueado” – uma característica essencial para captar momentos e enquadramentos únicos.

O iPhone tem a vantagem de estar sempre disponível, de ter vários software que permitem explorar vários lados da mesma fotografia e de permitir uma partilha global das imagens de forma relâmpago.

Sem nunca tirar fotografias já com um filtro pré-definido, Daniel Fonseca prefere guardar toda a edição de imagem para uma fase posterior. Por vezes só chega a editar a foto vários dias depois de ter sido conseguida. E qual a aplicação preferida para conseguir os mais variados efeitos?

Camera+ é o software de eleição. “Consigo fazer quase tudo o que preciso em termos de processamento e de uma maneira muito simples. Não me dá um controlo total sobre alguns detalhes, mas eu gosto disso, de ter que contornar as limitações com outra solução criativa”, conta o fotógrafo.

Para todos os que gostam de fotografar, o galardoado deixa um conselho: “Fotografem. Fotografem muito pois é a melhor forma de melhorar a qualidade das vossas fotos”.

A próxima edição dos IPPAWARDS, cujas inscrições terminam em março de 2014, já está na mira de Daniel Fonseca, mas só nos últimos dias que antecedem o concurso é que vai ser feita uma seleção das imagens com as quais vai tentar conquistar novos prémios.

O TeK deixa agora alguns exemplos de fotografias captadas por Daniel Fonseca, que podem ser vistas no seu Instagram.

[caption]IPPAWARDS[/caption]

[caption]IPPAWARDS[/caption]

[caption]IPPAWARDS[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.