Já são conhecidos os vencedores dos prémios BAFTA para o gaming, destacando os melhores de 2022. Houve espaço para algumas surpresas e pelo destaque dado à indústria indie, de jogos com um orçamento bem mais reduzido a destacarem-se entre as grandes produções. E foi exatamente o indie Vampire Survivors que acabou por vencer o principal prémio, o melhor jogo de 2022, deixando para trás os favoritos Elden Ring e God of War Ragnarok. O jogo do estúdio independente Poncle amealhou ainda o Melhor Game Design.

Veja na galeria as imagens dos melhores jogos dos BAFTA:

Aliás, foi God of War Ragnarok o jogo que mais prémios arrecadou esta quinta, dia 30 de março, amealhando um total de seis prémios: Melhor Animação, Melhor Áudio, Melhor Música, Prémio do Público, assim como a distinção de Christopher Judge como melhor performance num papel principal (o protagonista Kratos) e de Laya Deleon Hayes num papel secundário (Jötunn Angrboda). Esta última categoria tinha quatro em seis atores de God of War Ragnarok nomeados.

Os jogos indie tiveram em grande destaque nos BAFTA e além do melhor jogo para Vampire Survivors, o colorido Runic acabou mesmo por vencer a categoria Artística e também a Melhor Estreia. O Endling: Extinction is Forever recebeu o prémio para o melhor jogo sério, da categoria Game Beyond Entertainment. Immortality recebeu o prémio para a Melhor Narrativa. E Rollerdrome venceu a categoria o prémio de Melhor Jogo Britânico.

Em outras categorias, Kirby and the Forgotten Land venceu o prémio de Melhor para a Família, Final Fantasy XIV Online para jogo expansivo e o Horizon: Forbidden West foi distinguido pela componente técnica. Por fim, Elden Ring levou para casa o prémio de Melhor Propriedade Original e Melhor Multijogador.

O prémio carreira, BAFTAFelloship foi entregue a Shuhei Yoshida, juntando-se a outros nomes ilustres como Hideo Kojima (Death Strading, Metal Gear Solid) e Siobhan Reddy (LittleBitPlanet). Shuhei Yoshida é atualmente responsável pela divisão de jogos indie da PlayStation, mas está na Sony desde o início do lançamento da sua primeira consola e já liderou a Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios.