A ideia partiu de três amigos na Estónia que queriam combinar a eficiência e o baixo-custo num produto visualmente apelativo. Depois de vários meses na garagem, nasceu a Chop-E, aquela que é “provavelmente a bicicleta elétrica mais fixe alguma vez construída”, dizem os criadores, e que pode realizar longos percursos com um custo bastante reduzido.



A Chop-E é uma bicicleta elétrica que pesa 65 kg e tem 2 metros de comprimento. Tal como o nome indica, o seu design é diferente das bicicletas comuns e assemelha-se a uma chopper, um tipo de motas com uma parte frontal bastante longa e um motor com um ruído que chama à atenção.

Com uma bateria de 20 amperes/hora e um motor de 1 Kw, este veículo tem uma autonomia a rondar os 75 km e viaja a uma velocidade máxima de 35 km/h, mas um dos seus principais destaques vai para o carregamento. Para além de a bateria removível poder ser alimentada numa tomada normal, o custo despendido por cada 625 km percorridos (cerca de 8 carregamentos) é de apenas um euro.





Os produtos apresentados no vídeo são apenas protótipos e o projeto está disponível para financiamento numa campanha no Kickstarter, que angariou até agora 4.500 dos 86 mil euros pedidos para o início do processo de fabrico. Quem fizer uma doação de 3.800 euros estará já assegurar a compra do produto, que deverá começar a ser vendido em julho deste ano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.