Ninguém está livre de apanhar um banho com o seu portátil, de derramar um copo de café sobre o disco externo, de ter um incêndio ou uma avaria no PC ou numa flash drive. Os acidentes/incidentes podem acontecer e nem sempre a primeira ideia - que passa normalmente pela formatação - é o melhor caminho para a recuperação do dispositivo, até porque perde os dados.

Para que não pense que está sozinho nos casos mais incriveis de perda de dados digitais, veja a lista que a Kroll Ontrack preparou das dez situações mais extraordinárias de recuperação de dados que teve em mãos durante o ano de 2008.

A empresa que fornece soluções de recuperação de dados já elabora esta lista há cinco anos e basicamente já viu de tudo, desde uma invasão de formigas (em 2007), a uma caixa suja de fichas de hard drive (em 2006) ou até uma infestação de baratas (em 2005), mas garante que nenhum incidente é "demasiado escandaloso ou difícil" para conseguir resolver.

Veja a lista dos piores desastres com dados em 2008 e o vídeo que sumariza algumas das situações.

1. Portátil Assado - Um cavalheiro colocou o portátil no forno da cozinha antes de partir de férias para o proteger dos ladrões se a casa fosse eventualmente assaltada durante a sua ausência. A mulher voltou a casa e chegou primeiro ao forno para assar um frango. O forno não só cozinhou o frango, como o portátil.

2. Está uma Selva lá Fora - Um projecto de um instituto de estudo da vida selvagem foi abruptamente interrompido quando um dos aparelhos de localização na coleira de uma pantera da Florida foi danificado na selva. Os importantes dados de preservação da pantera foram recuperados com sucesso.

3. Aspirado - Uma rotineira limpeza doméstica deu para o torto quando uma flash drive foi engolida juntamente com migalhas de comida pelo aspirador. O aspirador era tão potente que vestígios da drive foram retirados da placa de circuito e o conector estava destruído.

4. Dentes de Bebé - A Kroll Ontrack recebeu um cartão SD de uma câmara com muitas marcas de dentes. O cliente deu a indicação de que um "animal selvagem" o tinha agarrado e mastigado. Afinal, o animal selvagem a que se referia era o seu filho de 2 anos.

5. Cão Enlouquecido - um mal comportado cão abalroou a drive portátil de USB da mesa de café da sala de família, tornando-a ilegível pelo computador familiar. Em jogo estavam cinco anos de fotos de família, todas elas recuperadas pela Ontrack Data Recovery, uma divisão da Kroll Ontrack.

6. Bens Roubados - Um computador portátil foi roubado de uma residência familiar juntamente com uma carteira, chaves do carro e o carro da família. O carro foi encontrado no dia seguinte junto ao rio, mas sem sinais do portátil ou da carteira. Dias mais tarde, um bom samaritano bateu à porta da casa assaltada com uma encharcada mala de computador (com o portátil no interior). Os filhos tinham-na encontrado na praia. Como é que o bom samaritano conseguiu encontrar os donos? O ladrão enfiou a carteira na mala do portátil antes de a atirar ao rio.

7. É uma armadilha - Um realizador independente fazia os últimos retoques no seu mais recente Western com o seu MacBook Pro quando este começou a fazer barulhos esquisitos e avariou. Sem uma cópia de segurança, o realizador receou que o seu ano de trabalho árduo tivesse sido perdido. Usando os serviços Ontrack Data Recovery, o filme foi recuperado, terminado e vendido. Está agora disponível a nível internacional em DVD.

8. Pescaria - Uma advogada em férias pensou que poderia ir pescar com o pai e manter-se a par de algumas questões simultaneamente. Furioso por ela ter levado um portátil para bordo, o amigo do pai atirou a mala do computador (com os meios com cópias de segurança) borda fora. Totalmente vestida, a advogada mergulhou em busca do computador, mas demasiado tarde. Sorte a dela, importante informação fiscal e negocial foi recuperada pelos experientes engenheiros a Ontrack Data Recovery.

9. Tudo preso - Quando o Furacão Katrina ocorreu em 2005, um casal recém casado pensou que tanto as suas fotos de noivado como as de casamento nunca mais seriam recuperadas. Estes receios agravaram-se quando um fornecedor local de recuperação de dados considerou a drive "destruída sem hipótese de reparação". Dois anos e meio depois, o casal retirou a drive inundada da cave para dar uma hipótese à Ontrack. Os clientes ficaram satisfeitos por o terem feito; todas as fotografias do noivado e do casamento foram recuperadas.

10. Borda fora - Uma viagem de barco à volta do mundo terminou miseravelmente quando o barco de uma viajante se virou no ultimo dia de viagem com o computador dela a bordo. Felizmente, os engenheiros da Ontrack Data Recovery conseguiram recuperar 100 por cento dos dados, que documentavam a sua experiência única na vida.

Veja ainda o vídeo que sumariza alguns destes casos.

Revê-se nestas situações? Já alguma vez perdeu de forma estranha dados do seu computador ou drive flash? Partilhe a sua história connosco nos comentários...

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.