Não foi a participação mais "premiada" de sempre das equipas portuguesas no RoboCup, mas a edição deste ano permitiu trazer prémios para Portugal em diferentes ligas. O Festival de Robótica que terminou ontem em Graz contou com mais de 3.000 participantes de 40 países nas provas de futebol robótico, salvamento, robots de serviço e ligas júnior.

Do lado dos portugueses a equipa CAMBADA da Universidade de Aveiro conseguiu a medalha de bronze na liga de futebol robótico dos robôs médios, classificando-se em primeiro lugar no Desafio Técnico Obrigatório que é disputado nesta liga.

A equipa de Aveiro defrontou-se com 14 equipas, vencendo 12 dos 14 jogos disputados e marcando um total de 71 golos.

Em primeiro lugar na liga de robots médios ficou a RFC Stuttgart, da Alemanha, enquanto a Tech United, da Holanda, conquistou a segunda posição.

Nesta competição internacional também se distinguiu a equipa do pólo da Guarda da A.P.C.S. (Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas), orientada por Tiago Caldeira. Já com uma experiência acumulada em três participações anteriores, esta equipa venceu o prémio da melhor apresentação de busca e salvamento júnior no escalão secundário - dos 14 aos 19 anos de idade.

Conseguiu ainda o terceiro lugar individual na competição nesta mesma liga, o que lhe deu acesso à final de Superteams, realizada no último dia desta edição do RoboCup.

No escalão primário da Soccer League A (Futebol robótico 2x2), a APCS Guarda ficou em quinto lugar da competição.

Este ano participaram no RoboCup 17 equipas portuguesas, em várias ligas. Na Liga de Simulação 2D participou a FCPortugal2D, de LIACC (Universidade do Porto) e IEETA (Universidade de Aveiro), enquanto na simulação 3D participou a FCPortugal3D, que junta também as duas universidades.

Na liga de Robots médios, para além da já referida CAMBADA da Universidade de Aveiro, participaram a ISocRob, do Instituto de Sistemas e Robótica (Instituto Superior Técnico) e a ISePorto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

No RoboCup Júnior as equipas participantes na liga de Futebol foram a APCS Guarda/ VidroEstor (Pólo da Guarda da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas), AGSG (Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Torres Vedras), Cenatex 1 (Escola Profissional Cenatex, Guimarães) e Cenatex 2, também da mesma escola profissional.

Na busca e salvamento, para além da APCS Guarda, participaram a Vivinho Team, a Escola Profissional de Braga e a EPF Rescue, da Escola Profissional de Felgueiras.

Houve também quatro equipas participantes na liga de dança, a Naturateam, do Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, Os Passinhas, do Agrupamento de Escolas Pêro de Alenquer (Alenquer), os Roll Bots, da Escola E.B. 2, 3/S Vieira de Araújo e The Birth of a Dragon, da Cooptécnica - Gustave Eiffel,

Veja ainda um vídeo com os melhores momentos das competições do RoboCup 2009, preparado pela organização do evento.