A Solar Dynamics Observatory está de parabéns. Foi há cinco anos que o observatório espacial foi enviado para o espaço e consigo levou sensores, câmaras e telescópios com uma única missão: observar o Sol.

Desde o princípio de 2010, a NASA utilizou a Solar Dynamics Observatory para tentar captar uma imagem a cada segundo que passava. O arquivo, com um tamanho de 2.600 terabytes, carrega já 200 milhões de fotografias, algo que levou à publicação de mais de dois mil artigos científicos sobre o "astro rei", diz a CNET.

Para celebrar o aniversário, a NASA divulgou dois vídeos da estrela principal do Sistema Solar. Um desses vídeos é em time lapse, e resulta de um conjunto de imagens captadas a cada oito horas e que ilustra os últimos cinco anos de vida do sol em menos de três minutos:

Com o passar da investigação foi possível captar labaredas solares, ejeções de massa coronal (erupções de gás provenientes da coroa solar) e outros momentos que marcaram a história do Sol ao longo dos últimos cinco anos.

Veja também algumas das melhores fotografias captadas pela sonda espacial:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.