O desafio foi lançado em Julho: as ideias mais criativas e inovadoras apresentadas em formato de vídeo ao concurso Criar2009 eram candidatas a um prémio pecuniário e a uma divulgação que poderia abrir portas a soluções comerciais ou de criação de empresas.

A resposta da comunidade correspondeu às expectativas e foram submetidas ao site 152 ideias de diferentes áreas, sendo dez seleccionadas por um júri constituído por várias entidades envolvidas no projecto e investigadores e artistas reconhecidos. Os prémios serão entregues amanhã numa sessão que decorre na mostra Portugal Tecnológico.

Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico e Coordenador Nacional do Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009, destacou em entrevista ao TeK que a riqueza de ideias apresentadas demonstra a criatividade e inovação dos portugueses.

"Nós temos uma taxa de empreeendedorismo muito elevada em Portugal, mas também temos uma taxa de mortalidade do empreendedorismo elevada. Somos um país de inventores mas que muitas vezes a invenção não chega à empresa, à produção", lembra Carlos Zorrinho.

Das ideias apresentadas algumas já foram seleccionadas para projectos de financiamento, podendo dar lugar a soluções comerciais, adianta ainda Carlos Zorrinho, embora esse formato não se aplique a todos os projectos apresentados.

Entre as ideias submetidas ao concurso encontram-se respostas a problemas que enfrentamos no dia a adia, como a poupança da água, racionalização do trânsito nas grandes cidades, ou como evitar situações de carjacking. "São muitas vezes ideias simples, para problemas evidentes", afirma Carlos Zorrinho, que lembra que os portugueses têm esta capacidade de apresentar ideias surpreendentes e que é preciso continuar a dinamizar esta criatividade e inovação.

Em entrevista Carlos Zorrinho falou ainda do Portugal Tecnológico que amanhã tem início e da oportunidade de mostrar resultados dos projectos que foram sendo desenvolvidos a nível governamental nos últimos quatro anos, mas sobre modelos de futuro e estruturas organizativas não quis adiantar nada, como o TeK tinha já escrito na 6ª feira passada.

Veja aqui o vídeo da entrevista completa a Carlos Zorrinho.

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.