O avião supersónico está a ser desenvolvido nos Estados Unidos pela Boom, sob o olhar atento de Richard Branson, fundador do conglomerado Virgin. De acordo com o Jornal de Negócios, a Virgin está a cooperar com a Boom para trazer à vida o XB-1, o primeiro avião supersónico que atinge velocidades 2,2 vezes superiores à velocidade do som.

O XB-1 deverá transportar um máximo de 45 passageiros e tem estreia marcada para o final do próximo ano. O preço estimado por cada passageiro ronda os 2.340 euros, o que torna estas viagens super-rápidas uma impossibilidade para o “comum dos mortais”. No entanto, para quem o dinheiro não é um obstáculo, o XB-1 permite atravessar o oceano Atlântico de um lado ao outro em menos de três horas.

Segundo as informações veiculadas, a parceria entre a Virgin e a Boom abrange a compra de 10 destes aviões, um negócio avaliado em 1,87 mil milhões de euros. Mas isto só deverá concretizar-se caso o XB-1 seja bem-sucedido nos testes e receber “luz verde” para passar à fase de produção comercial em massa.

Na Boom considera-se que a tecnologia ainda não chegou a um ponto que permita realizar viagens supersónicas com elevada frequência.

O XB-1 tem capacidade para viagens de até 17.668 quilómetros e é potenciado por três motores GE J85-21 e ainda por 11 tanques de combustível, capazes de transportar um total de 2.500 litros.