A Warner Bros reforçou a sua aposta no aluguer de filmes através do Facebook, anunciando a disponibilização de mais cinco títulos para aceder a partir da página de fãs dos filmes naquela que é maior rede social do mundo.

A opção surge no âmbito de uma experiência a que a companhia deu início no princípio de Março, com o filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas". Através da página de fãs na rede social, passou a ser possível alugar a longa-metragem, pagando com Créditos do Facebook, a moeda virtual do serviço.

Agora é a vez de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter e a Câmara dos Segredos", "A Origem", "É a Vida!" e título de animação "Zé Colmeia" passarem a contar também com distribuição por esta via.

Para aceder aos filmes os utilizadores precisam de fazer "Gosto" na página oficial da produção da Warner Bros que pretendem alugar.

[caption]Página do Inception no Facebook[/caption]

Depois clica-se no botão "Watch Now" (ver agora) e efectua-se o pagamento. No nosso país a visualização não se encontra disponível, pelo que seremos confrontados com este aviso:

[caption]Página do Inception no Facebook. Funcionalidade de visualização indisponível.[/caption]

Os utilizadores nos Estados Unidos acedem a um ecrã com esta configuração:

[caption]Página do Inception no Facebook. Captura de imagem da VentureBeat.[/caption]

Cada aluguer custa 30 créditos (2,13 euros), o filme é carregado em "alguns segundos" e fica 48 horas (2 dias) à disposição do utilizador, que pode parar e retomar a visualização quando entender, bem como avançar ou retroceder na história. É também possível ir fazendo comentários sobre o filme, interagir com amigos ou actualizando o estado na rede social à medida que se faz o visionamento.

[caption]preço dos créditos (para Portugal)[/caption]

A iniciativa faz parte de um esforço para rentabilizar os novos canais de comunicação como forma de gerar receitas, numa altura em que a indústria se vê confrontada com a redução de receitas nas vendas de DVDs e com a concorrência de serviços de Video On Demand .

O aluguer através do Facebook tira partido de um momento em que os consumidores se mostram cada vez mais confortáveis com o acesso aos filmes em formato digital e com a utilização das redes sociais, fornecendo um modelo alternativo.

Os títulos até agora disponíveis ainda constituem uma oferta pequena e apenas acessível para utilizadores residentes nos Estados Unidos, mas o alargamento do portefólio sugere que a experiência estará a ser bem sucedida.