
Inventado em 1974 pelo escultor húngaro e professor de arquitetura Ernő Rubik, o Cubo Mágico ou o Cubo de Rubik tem sido, durante décadas, um dos brinquedos mais icónicos da cultura pop. Conseguir completar as cores da mesma face do cubo, em que cada uma é composta por nove pequenos quadrados, pode ser uma tarefa desafiante para uns, mas nos campeonatos, consegue-se fazer em meros segundos e no caso de um robot, mais rápido que o "piscar do olho".
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
O famoso cubo foi agora reinventado para os tempos modernos, com os seus pequenos quadrados a serem substituídos por pequenos ecrãs IPS, suportando apps para novos jogos. Chama-se Rubik’s WOWcube e será lançado durante a época natalícia, as pré-encomendas já podem ser feitas no seu website oficial e tem um preço de 299 dólares. O formato do cubo é um pouco diferente, cada face tem agora quatro quadrados (ecrãs).
Veja na galeria imagens do Rubik’s WOWcube:
Mantendo a capacidade de rodar os pequenos quadrados, a empresa diz que este cubo está agora mais próximo de uma consola de videojogos, onde a interface é a própria rotação dos seus elementos. Desta forma, é possível oferecer diversos jogos e desafios para todas as idades, incluindo puzzles didáticos para os mais novos. A fabricante chama aos 24 pequenos ecrãs de Cubios, com uma resolução de 240x240. Estes estão fixos a um módulo composto por três ecrãs e um chip dedicado.
Não importando como o cube é rodado, o brinquedo tem conectores magnéticos patenteados pela empresa, que garantem uma fixação nos contatos elétricos, garantindo que os dados são transferidos entre os mesmos. Dessa forma conseguem-se aceder a diferentes jogos, não apenas o cubo clássico, mas outros como Block Buster, Space Invaders e Jewel hunter. Algumas apps são estáticas, ou seja, que transformam o cubo num relógio, num globo de neve ou um pequeno aquário interativo.
Veja o vídeo:
Os jogos podem ser acedidos através da aplicação WOWCube Connect para iOS e Android, emparelhado ao smartphone por Bluetooth. Estão disponíveis 47 jogos, alguns gratuitos, outros pagos, com novidades a serem adicionadas ao longo tempo, tal como uma consola de jogos. Aliás, além de ter o seu próprio sistema operativo, o CubiOS, os developers podem requisitar o DevKit gratuito para produzir novos títulos.
Os jogos beneficiam do sistema de giroscópio, o acelerómetro de seis eixos e ainda oito altifalantes, para tornar a experiência mais interativa. A bateria do brinquedo dura cerca de sete horas.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Chegou aos smartphones Disco Elysium: um dos melhores RPGs para PC e consolas -
Site do dia
TimeDay coloca o tempo sempre à vista para não perder o foco enquanto trabalha -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários