Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 09 fev 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Portugal já tem estratégia definida para o 5G e obrigações pesadas para os operadores

 
 

Depois de vários adiamentos o Governo aprovou na sexta feira a estratégia para o 5G, com as metas a alcançar até 2025 e obrigações que são pesadas para os operadores. a Resolução do Conselho de Ministros, que detalha tudo, só foi publicada ao final do dia de sexta feira, e amanhã será tempo da Anacom explicar mais pormenorizadamente o leilão, numa conferência de imprensa que está agendada para as 11 horas. E o que isso importa aos consumidores? Muito, porque estas são as bases para a evolução da rede móvel que vai abrir portas a novos serviços e ofertas de tarifários.

Para já sabe-se que terá de haver duas cidades 5G ainda este ano, uma delas no interior, mas as metas de cobertura de rede pretendem que o 5G chegue a 90% da população em cinco anos. As localizações das empresas, universidades, Hospitais e eixos rodoviários também foram contemplados, tal como as redes de metropolitano de Lisboa, Porto e da Margem Sul do Tejo.

Ainda esta semana os operadores fizeram saber que não querem pagar mais de 48 milhões de euros pelas licenças do 5G, por ano, e a NOS e a Vodafone avançaram com um acordo de princípio para a partilha de infraestruturas. A propósito da segurança, e da utilização de equipamento da Huawei, não há novidades. A  Europa tinha partilhado na semana passada uma "caixa de ferramentas" para o 5G que pretende minimizar os riscos, mas sem nunca referir o nome da companhia chinesa que está bloqueada nos EUA. Em Portugal, mesmo questionado sobre o tema, o Governo não refere também o nome de nenhuma empresa e diz que está a seguir as recomendações.

Entretanto o plano para libertar as frequências da TDT para o 5G continua a avançar e esta semana foi a vez de Sines mudar a sintonização das boxes. Amanhã a mudança é no Algarve.

No centro da atualidade tecnológica esteve também o Coronavírus, cuja ameaça tem vindo a crescer e já levou à tomada de medidas de proteção adicionais por parte das empresas de tecnologia. E agora está a ameaçar o próximo Mobile World Congress, que se realiza no final do mês em Barcelona. Primeiro foi a LG a desmarcar a sua presença, mas depois a Ericsson seguiu o mesmo caminho, tal como a NVIDIA, e a própria ZTE já desmarcou a conferência de imprensa. A GSMA, que organiza a feira, está a braços com o que pode ser o início de uma crise, semanas antes de um dos maiores eventos europeus que junta cerca de 100 mil participantes, até porque se pode gerar um efeito dominó que ponha em causa o MWC2020. A organização já partilhou os seus "remédios" para o vírus, que passam por autoquarentena e a utilização de players locais em vez de fazer viajar pessoas de outros continentes.

Ainda antes do MWC a Samsung vai apresentar o seu novo Galaxy S20 e esta semana um leak da própria empresa mostrou quase tudo sobre o novo smartphone, que vai ser revelado no Unpacked de dia 11 de fevereiro, que o SAPO TEK vai acompanhar ao minuto. Mas esta não será a única novidade do evento, e espera-se um novo smartphone dobrável, o Galaxy Z Flip que também já foi visto em ação.

São smartphones que queremos testar mas estas semana também publicámos o resultado de uma review diferente, em que desafiámos três leitores a experimentar o Huawei Mate 30 Pro. Os resultados estão publicados, há um vídeo, e há boas e más notícias para o primeiro telemóvel da Huawei sem Google Mobile Services. Ainda sem saber qual vai ser a decisão dos EUA em relação ao embargo da tecnologia da Huawei, a empresa está preparada para tudo. Vai lançar smartphones com e sem serviços da Google, e está a reforçar a aposta na sua loja de aplicações, onde pretende ter 175 apps portuguesas até final de março. A nível internacional a Huawei está também a desenhar uma aliança com a Xiaomi, Vivo e Oppo para terem uma plataforma comum de aplicações, que pode ser uma alternativa séria à Google Play Store.

Há muito mais para ler nas notícias que escolhemos para si nesta newsletter e cujos links encontra já abaixo, mas aproveite também para ler a entrevista a Chiara Manfletti, a presidente da Space Portugal, e a reportagem sobre a publicação, esta semana, da "fotografia" mais completa de sempre do ADN do cancro. Veja ainda porque o futuro reserva uma Inteligência Artificial mais consciente, uma teoria explicada por Manuela Veloso, diretora do Centro de Investigação em Inteligência Artificial no banco norte-americano J. P. Morgan.

A equipa do SAPO TEK deseja a todos um excelente fim de semana!

 
 
Governo apresenta estratégia sobre o 5G: quer duas cidades com 5G até final do ano. Uma no interior
 
 

Telecomunicações

 

Estava hoje marcado o Conselho de Ministros onde se discutiram as decisões sobre a estratégia para o 5G, mas Governo não divulgou valores que pretende amealhar ou exclusões de empresas como a Huawei.

 
 
 
NOS e Vodafone vão partilhar infraestrutura móvel em antecipação à estratégia do 5G
 
 

Telecomunicações

 

As operadoras assinaram uma “carta de intenções” relativa ao acordo de partilha de ativos móveis ao nível nacional.

 
 
 
Operadoras disponíveis para pagar até 48 milhões de euros/ano pelo uso das frequências 5G
 
 

Telecomunicações

 

Meo, Vodafone e NOS fazem contas para uma redução de cerca de 50% sobre o valor atualmente praticado no 4G, justificando que só assim haverá rápida expansão da quinta geração móvel.

 
 
 
Ericsson é mais uma baixa de peso no MWC 2020. A culpa é do Coronavírus
 
 

Telecomunicações

 

A fabricante sueca acaba de anunciar que não vai estar presente na feira de Barcelona depois da LG ter tomado a mesma decisão. A proteção da saúde de colaboradores e clientes é a razão apontada.

 
 
 
Samsung revela novos modelos Galaxy S20 antes do tempo
 
 

Equipamentos

 

Leak deu-se numa das plataformas comerciais europeias. Ainda que disponíveis por pouco tempo, imagens foram rapidamente apanhadas pela imprensa internacional.

 
 
 
Leak: veja o suposto Samsung Galaxy Z Flip em ação
 
 

Equipamentos

 

O smartphone deverá ser apresentado dentro de uma semana e meia, juntamente com os novos Galaxy S20.

 
 
 
Motorola Razr não resistiu a ser dobrado e desdobrado mais de 27.000 vezes pelo FoldBot
 
 

Equipamentos

 

Embora a Lenovo tenha testado mais de 20 protótipos para garantir que o mecanismo da dobradiça do Motorola Razr funciona de forma eficiente, o smartphone não conseguiu sobreviver ao teste do FoldBot.

 
 
 
Análise TEK: Huawei Mate 30 Pro (Parte II). Do que gostam mais (e menos) os utilizadores?
 
 

Análises

 

Quando testámos o Mate 30 Pro da Huawei a grande dúvida foi a facilidade de adaptação a um Android sem Google Mobile Services. Por isso decidimos colocar o smartphone na mão de três utilizadores que nos contam a sua experiência.

 
 
 
Huawei Portugal: “Usar o Android e o ecossistema Google é ainda a nossa primeira opção”
 
 

Negócios

 

O Huawei Mate 30 Pro é o primeiro smartphone que a Huawei traz para o mercado sem Google Mobile Services, mas este ano a empresa ainda vai laçar novos modelos com o ecossistema Google completo.

 
 
 
Huawei quer ter 175 apps portuguesas na sua loja AppGallery no 1º trimestre
 
 

Apps

 

A incerteza quanto à utilização dos Huawei Mobile Services fez com que a empresa chinesa reforçasse o investimento na sua loja de aplicações e no apoio aos developers. O objetivo é também garantir alternativas aos utilizadores e cobrir acima de 90% das apps mais usadas.

 
 
 
Cientistas publicam "fotografia" mais detalhada de sempre do cancro
 
 

Ciência

 

O conjunto de estudos publicados na Nature junta contributos de mais de mil cientistas que fornecem uma imagem quase completa de todos os tipos de cancro. Com esta informação será mais fácil adaptar tratamentos ou desenvolver diagnósticos precoces.

 
 
 
Chiara Manfletti: Continuar a explorar o Espaço com os olhos postos na Terra
 
 

Ciência

 

A presidente da Space Portugal acredita que vamos encontrar “coisas novas incríveis”, na certeza de que o Espaço continuará a fascinar-nos. Pelo caminho aumentamos o alcance da humanidade e salvamos a Terra.

 
 
 
O futuro reserva uma inteligência artificial mais “consciente”, mas sempre guiada por humanos
 
 

Computadores

 

Numa conferência dedicada aos desafios do passado, presente e futuro da IA, Manuela Veloso, atual diretora do Centro de Investigação em Inteligência Artificial no banco norte-americano J. P. Morgan deu a conhecer alguns dos projetos que tem vindo a desenvolver ao longo da sua carreira de mais de 30 anos.

 
 
 
NASA revela que incidente com a Capsula Starliner da Boeing poderia ter sido um “falhanço catastrófico”
 
 

Ciência

 

O Aerospace Safety Advisory Panel da NASA está preocupado com rigor dos processos de verificação levados a cabo pela Boeing. A agência terá de decidir se a empresa poderá voltar a repetir os testes não tripulados antes de avançar para missões de transporte de astronautas para a ISS.

 
 
 
DOOM, Attack on Titan, Children of the Light e outros 7 jogos móveis para experimentar em agosto
 
 

Multimédia

 

A Bethesda levou DOOM e DOOM II para as lojas de aplicações, os criadores de Journey lançaram mais um jogo e a Capcom criou um jogo de cartas que une quase todos os seus universos ficcionais.

 
 
 
Tubezito: o “YouTube” português para crianças já chegou ao mundo das aplicações para Android
 
 

Internet

 

O Tubezito já tem 3 anos de experiência no mundo do entretenimento online para crianças. Com a entrada em 2020, a plataforma conta com novidades que prometem deixar os "graúdos" mais descansados e os "miúdos" mais seguros.