O “alto” do espaço tem vista privilegiado sobre a Terra e muitas são as imagens registadas por satélites ou pelos astronautas na Estação Espacial Internacional. Em grande parte das vezes, mostram a beleza do planeta, noutras mostram momentos de “intempérie”, naturais ou provocados por humanos, como é o caso na imagem destacada esta quarta-feira pela NASA, no dia em que passam 23 anos dos atentados ao World Trade Center.

A agência espacial norte-americana assinala a data fatídica apontando para o registo de uma série de imagens da área metropolitana de Nova York por um dos membros da tripulação da Expedition Three, a partir da ISS em vários momentos durante o dia 11 de setembro de 2001.

A imagem que a NASA escolheu destacar mostra uma coluna de fumo ascendente na área de Manhattan.

11 de setembro visto do espaço
11 de setembro visto do espaço créditos: NASA
“O laboratório orbital voava a uma altitude de aproximadamente 400 quilómetros. A imagem foi registada com uma câmara fotográfica digital”, detalha a NASA.

Além da imagem, a agência espacial publica também as cartas escritas por Frank L. Culbertson, comandante da Expedition Three, refletindo sobre os acontecimentos do 11 de setembro, a última das quais ultimada com um “Life goes on, even in space. We’re here to stay…”, algo que pode ser traduzido por “A vida continua, mesmo no espaço. Estamos aqui para ficar”.