A China anunciou hoje a descoberta de um novo mineral na Lua, chamado Changesite-(Y), o sexto encontrado pela humanidade no satélite natural da Terra. A China tornou-se assim no terceiro país a identificar um mineral desconhecido na Lua, depois dos Estados Unidos e da Rússia.

O vice-presidente da Autoridade de Energia Atómica da China, Dong Baotong, divulgou em conferência de imprensa o nome do mineral, encontrado em partículas basálticas lunares, segundo o jornal oficial Global Times. A Comissão de Novos Minerais, Nomenclatura e Classificação da Associação Mineralógica Internacional confirmou a descoberta, obtida a partir de amostras coletadas pela missão Chang'e 5 da superfície lunar, em 2020.

Várias instituições do país asiático estiveram envolvidas no estudo das amostras, incluindo a Academia Chinesa de Ciências e os ministérios da Educação e Recursos Naturais.

Os cientistas destacaram que o material recolhido pela missão lunar da China e as pesquisas desenvolvidas são de grande importância para entender a origem e evolução da Lua, bem como as possibilidades de usar os seus recursos de forma eficaz.

Em junho passado, foi anunciada a descoberta de minerais de alta pressão nas amostras recolhidas na superfície da Lua por essa mesma sonda, como fragmentos de seifertita e estishovita, minerais formados a partir de dióxido de silício submetido a altas temperaturas e pressões.

O programa Chang'e (em homenagem a uma deusa que, segundo a lenda chinesa, vive na Lua) começou com o lançamento de uma primeira sonda em 2007.

Nos últimos anos, Pequim investiu milhares de milhões de dólares no seu programa espacial e alcançou marcos como o pouso bem-sucedido de uma sonda no lado oculto da Lua, em janeiro de 2019, uma conquista que nenhum país tinha até então alcançado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.