Depois de todas as dúvidas que têm imperado e de até já ter mexido no calendário missões, a NASA vai tomar uma decisão final em relação ao regresso dos dois astronautas da Starliner, que continuam retidos na Estação Espacial Internacional.

Butch Wilmore e Suni Williams viajaram há mais de dois meses numa missão que deveria durar apenas cerca de uma semana, mas durante o voo em direção ao laboratório orbital, a nave apresentou problemas no sistema de propulsão. A questão influencia a situação, já que durante a separação da ISS alguns destes motores são ligados para que a cápsula entre na órbita de retorno.

Veja as imagens do interior da Starliner

No início deste mês, a NASA afirmou que estava a considerar a possibilidade de Barry Wilmore e Sunita Williams regressarem à Terra a bordo da cápsula da SpaceX, em vez da Starliner, o que aconteceria apenas em fevereiro de 2025.

Problemas com a Starliner da Boeing obrigam NASA a mexer no calendário de missões espaciais
Problemas com a Starliner da Boeing obrigam NASA a mexer no calendário de missões espaciais
Ver artigo

Embora a Starliner fosse o método preferencial para fazer regressar a tripulação, em último caso a cápsula poderá regressar sem qualquer ocupante. "Nenhuma decisão foi tomada sobre o retorno da Starliner", disse a NASA na altura.

Já a Boeing continuava confiante na sua nave espacial e na capacidade da mesma “fazer regressar em segurança a tripulação", afirmou a empresa norte-americana em comunicado.

Agora é a agencia norte-americana a avançar que este sábado, dia 24 de agosto, vai fazer um exame final dos dados recolhidos ao longo deste tempo pela Boeing, através de vários testes e simulações em solo, e que no mesmo dia anunciará a decisão final.

O anúncio estará a cargo do administrador da NASA Bill Nelson e vai poder ser acompanhado numa transmissão em direto.