
Para aqueles que gostam de observar fenómenos relacionados com a Lua, esta noite o céu vai estar mais brilhante que o habitual. Vai ocorrer uma Super Lua Cheia, provocada pela ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia e da sua posição no perigeu, ou seja, do ponto da sua órbita em que se encontra mais próxima da Terra.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o instante da fase da Lua Cheia tem início às 17:48, mas a fase do perigeu apenas ocorrerá já na manhã do dia 10, às 6:29 horas. Estima-se que durante este fenómeno, a Lua se aproxime a uma distância de 357.121,853 km da Terra. O Observatório refere ainda que existe um desfasamento de 12:41 horas entre a Lua Cheia e o perigeu.

Para os entusiastas da observação, o OAL avança que a melhor oportunidade para observar a Super Lua Cheia será mesmo no momento do seu nascimento, na altura em que esta surge no horizonte, previsto para hoje às 18:25 no Porto, 18:30 em Lisboa.
O Observatório destaca ainda que a Lua Cheia será 14% vezes maior e 30% mais brilhante nesta fase do perigeu, em comparação com o apogeu. E se esta for observada perto do horizonte vai parecer ainda maior, com um aumento extra de 5%, devido a ilusão ótica.
Clique na galeria para recordar a última super lua em março de 2019
Caso não tenha oportunidade de assistir hoje a Super Lua Cheia, durante o ano vão ocorrer mais dois fenómenos semelhantes. Um no dia 8 de abril e outro a 7 de maio. O do próximo mês será o mais impactante pois o desfasamento será de cerca de 8:30 horas.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários