Para aqueles que gostam de observar fenómenos relacionados com a Lua, esta noite o céu vai estar mais brilhante que o habitual. Vai ocorrer uma Super Lua Cheia, provocada pela ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia e da sua posição no perigeu, ou seja, do ponto da sua órbita em que se encontra mais próxima da Terra.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o instante da fase da Lua Cheia tem início às 17:48, mas a fase do perigeu apenas ocorrerá já na manhã do dia 10, às 6:29 horas. Estima-se que durante este fenómeno, a Lua se aproxime a uma distância de 357.121,853 km da Terra. O Observatório refere ainda que existe um desfasamento de 12:41 horas entre a Lua Cheia e o perigeu.

tek super lua cheia

Para os entusiastas da observação, o OAL avança que a melhor oportunidade para observar a Super Lua Cheia será mesmo no momento do seu nascimento, na altura em que esta surge no horizonte, previsto para hoje às 18:25 no Porto, 18:30 em Lisboa.

O Observatório destaca ainda que a Lua Cheia será 14% vezes maior e 30% mais brilhante nesta fase do perigeu, em comparação com o apogeu. E se esta for observada perto do horizonte vai parecer ainda maior, com um aumento extra de 5%, devido a ilusão ótica.

Clique na galeria para recordar a última super lua em março de 2019

Caso não tenha oportunidade de assistir hoje a Super Lua Cheia, durante o ano vão ocorrer mais dois fenómenos semelhantes. Um no dia 8 de abril e outro a 7 de maio. O do próximo mês será o mais impactante pois o desfasamento será de cerca de 8:30 horas.

tek super lua cheia