Lisboa e Guimarães foram duas das 23 cidades europeias distinguidas com o selo de Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras. Como explica uma nota de imprensa, o selo reconhece os planos das cidades para alcançar a neutralidade carbónica já em 2030. Tem também como objetivo facilitar o acesso a financiamento público e privado para esse objetivo.

As cidades que recebem este selo vêem reconhecido o desenvolvimento bem sucedido dos respetivos Contratos de Cidade Climática, que enquadram a sua visão global para a neutralidade climática e detalham os planos de ação e a estratégia de investimento para lá chegar. Estes Contratos de Cidade Climática são desenhados em coordenação com outras partes interessadas, incluindo o sector privado e os cidadãos.

Em comunicado, Lisboa lembra que no seu Contrato Climático “antecipa para 2030 a meta da neutralidade carbónica, sublinhando a ambição de se tornar uma cidade mais sustentável, resiliente e inclusiva, com uma posição reforçada de liderança em matéria de clima, tanto a nível europeu como mundial”.

Na mesma lista onde estão agora Lisboa e Guimarães estão também Ioannina, Kalamata, Kozani e Salónica (Grécia); Heidelberg (Alemanha); Lovaina (Bélgica), Espoo, Lahti, Lappeenranta, Tampere e Turku (Finlândia); Barcelona e Sevilha (Espanha); Pecs (Hungria); Malmö (Suécia); Florença e Parma (Itália); Marselha e Lyon (França); Limassol (Chipre) e Izmir (Turquia).

O reconhecimento foi atribuído por Iliana Ivanova, comissária da inovação, investigação, cultura, educação e juventude, num fórum para debater o futuro da ciência e da inovação e a co-criação de soluções com cidadãos e outras partes interessadas.

As primeiras dez cidades a receberem este rótulo tiveram-no em outubro de 2023 e foram Sønderborg (Dinamarca), Mannheim (Alemanha), Madrid, Valência, Valladolid, Vitoria-Gasteiz e Saragoça (Espanha), Klagenfurt (Áustria), Cluj-Napoca (Roménia) e Estocolmo (Suécia).

No total são 100 as cidades europeias selecionadas para participar na missão europeia. Além de Lisboa e Guimarães, também o Porto faz parte da mesma lista.

As cidades representam mais de 70% das emissões globais de CO2 e consomem 65% da energia mundial, pelo que todos os esforços que façam para reduzir o seu impacto ambiental é determinante para que a Europa alcance as metas de neutralidade carbónica fixadas para 2050, ou de redução em 55% da emissão de gases com efeito estufa até 2030.

A apoio europeu às estratégias e planos das cidades rumo à neutralidade carbónica é suportado também por fundos e apoio técnico do Banco Europeu de Investimento. Uma parceria anunciada esta quinta-feira com o BEI prevê precisamente que a instituição preste serviços de aconselhamento financeiro às cidades que participam na missão.

Ainda este ano, a Comissão adianta que pretende ainda lançar um "Cities Mission Capital Hub". Este hub terá como missão ajudar as cidades que receberam o rótulo da Missão a prepararem projetos de investimento, receberem aconselhamento sobre as melhores soluções de financiamento e entrar em contacto com os investidores.

A CE estima que em abril, sejam apresentados para análise cerca de 30 novos contratos de cidades climáticas.