O mapa do Centro europeu de controle de doenças é atualizado todas as semanas para mostrar a evolução dos casos de COVID-19 e inclui já as novas medidas definidas pelo Conselho da UE a 14 de junho, com  restrição à liberdade de movimentos na Europa.

No mapa combinado, de testes e notificações de casos positivos, Portugal continental está pintado a laranja, considerando os últimos 14 dias com 50 a 75 casos positivos por 100 mil habitantes ou abaixo dos 4%,  mas os Açores já estão classificados a vermelho, com taxas acima de 4% nos positivos.

Clique nas imagens para ver mais detalhes

No mapa por regiões, Lisboa aparece já a laranja mais escuro nas notificações de novos casos.

Regras para viagens de avião atualizadas na Europa

Ainda hoje a Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e o Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) publicaram uma nova versão do Protocolo de Segurança da Saúde da Aviação com orientações e recomendações de risco para viagens.

O protocolo acaba de ser publicado e vem complementar outras iniciativas da União Europeia, entre as quais os certificados digitais COVID que vão entrar em vigor a 1 de julho e já estão a ser testados em Portugal.

"O Protocolo leva em consideração novas evidências e desenvolvimentos recentes, como a circulação de variantes preocupantes e a implementação dos programas de vacinação COVID-19", explica a comunicação do Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

Andrea Ammon, Diretora do ECDC, admite que “felizmente, o lançamento dos programas de vacinação COVID permitiu o relaxamento de algumas medidas para viajantes totalmente vacinados”, mas avisa que é preciso cautela.

“Se as medidas forem relaxadas muito cedo também para pessoas não vacinadas, poderemos ver um rápido aumento nos casos. Isto tem por base as evidências científicas atuais, bem como nas previsões de modelagem do ECDC, que levam em consideração o relaxamento gradual de medidas não farmacêuticas, a circulação de variantes preocupantes e o lançamento de programas de vacinação. A fim de controlar efetivamente a transmissão do vírus pela comunidade, precisamos de continuar os programas de vacinação e ter cuidado até que uma proporção suficiente da população europeia tenha recebido sua vacina”, sublinha.

No documento agora publicado é reforçada a necessidade de manter medidas que estão em vigor, como uso de máscaras faciais médicas, a boa higiene e o distanciamento físico.

Portugal começou hoje a emitir o Passaporte Verde e vai poder fazer o pedido no portal do SNS24
Portugal começou hoje a emitir o Passaporte Verde e vai poder fazer o pedido no portal do SNS24
Ver artigo

A preocupação passa também por garantir um fluxo de passageiros sem grande acumulação nos aeroportos. "À medida que os passageiros se preparam para as viagens de verão e a indústria enfrenta um grande fluxo de tráfego, as condições de segurança devem permanecer a norma. Com as novas diretrizes da EASA / ECDC, a verificação da prova de vacinação e a verificação dos certificados digitais COVID pelos Estados-Membros não deve resultar em aeroportos sobrelotados", afirma Adina Vălean, comissária europeia para os Transportes.

As recomendações do protocolo não são vinculativas mas pretendem ajudar a uma abordagem harmonizada na Europa.

O texto completo do protocolo pode ser consultado online.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.